A Comissão Regional dos Diáconos do Leste 3 (CRD Leste 3) realizou o seu Primeiro Encontro de Diáconos e Esposas, em Ponta Formosa (Vitória-ES), na manhã do último sábado (22/07). O evento contou com a presença de representantes das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, e da Arquidiocese de Vitória .
A acolhida foi feita durante o café, que foi também uma boa oportunidade para reencontros, abraços e sorrisos. Em seguida, todos se reuniram para a Oração das Laudes em memória de Santa Maria Madalena. Em seguida, os trabalhos iniciaram com a fala do presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Leste 3, Diác Marcos Rezende. Na oportunidade o Diác Marcos falou sobre as notícias do Regional, lembrando a todos do belíssimo serviço de assistência psicológica gratuita que a CRD Leste 3 oferece aos Diáconos e seus familiares.
O ponto central do encontro se deu com a fala de Dom Anderson Franklin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Ele abriu sua participação fazendo uma breve lembrança da recente história de criação do Regional Leste 3, suas características e peculiaridades, como por exemplo a presença marcante própria das CEB’s no Espírito Santo. Lembrou-nos que a “sinodalidade” tão evocada ultimamente na Igreja do mundo inteiro, sempre esteve presente no nosso jeito de ser, com a atuação dos inúmeros Conselhos das Comunidades e Paróquias, e portanto ser uma igreja sinodal está no nosso ‘DNA’. Dando sequência, Dom Anderson dirige-se diretamente aos Diáconos e suas respectivas Esposas presentes, refletindo sobre o o Diaconato Permanente a partir de três dimensões: identidade, comunhão e missão.
Tomando sempre como base e ponto de partida as Sagradas Escrituras, Dom Anderson recorda que a identidade mais profunda do Diácono está no servir, sobretudo aos mais desprovidos e desamparados. Nasce como uma resposta amorosa da Igreja àqueles que não tinham quem olhasse por eles. Portanto, a identidade do Diácono já nasce em missão, num gesto de saída para encontrar aqueles que sofrem. Um segundo aspecto marcante da identidade do Diácono é a escuta da Palavra, e em obediência à mesma, ir ao encontro do próximo e ser sinal desta Palavra no mundo. Ainda alicerçado na Palavra de Deus, Dom Anderson falou da comunhão como um reflexo e sinal profundo da Eucaristia. De uma forma recursiva, a Eucaristia, ao mesmo tempo que requer comunhão, ela alimenta e revigora essa mesma ‘comum união’, recordando-nos que a comunhão se faz na caridade, numa experiência comum no amor. Por fim, Dom Anderson falou acerca da missão do diácono, fazendo para isso uma ligação com a sua propria identidade, uma vez que a missão é resposta a uma urgência, e que a compaixão é fonte geradora do agir missionário. É ela quem impulsiona sempre na direção do outro e aí se realiza a missão. E ele encerra dizendo: “não há missão sem compaixão!”
O Primeiro Encontro de Diáconos e Esposas do Regional Leste 3 chega ao seu ápice na Celebração Eucarística presidida por Dom Anderson, e depois foi concluído com um farto e fraterno almoço.
Sob a bênção e proteção da Virgem da Penha todos voltaram para seus lares e paróquias, mais conscientes de sua própria identidade, comunhão e missão.
Colaboração:
Diác José Adilson (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)
Diác Wander (Arquidiocese de Vitória)