Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sob a inspiração do versículo bíblico “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15), o 16º Seminário com os Bispos Referenciais das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e o Laicato, promovido pela Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu na Casa Dom Luciano, em Brasília, entre os dias 21 e 24 de agosto. O evento representou um importante marco na reflexão e fortalecimento das expressões laicais dentro da Igreja no Brasil.

Com o propósito de avaliar o progresso alcançado durante o último quadriênio e delinear diretrizes para o 24º Plano de Pastoral da Comissão, o seminário contou com a participação de aproximadamente 64 pessoas, dentre as quais 21 bispos referenciais que assumiram recentemente a responsabilidade pelo acompanhamento das CEBs e do Laicato nas diferentes regiões do país.

Um dos destaques do evento foi a participação do Referencial para o Laicato do Regional Leste 03, Tarcisio Bobbio, que compartilhou suas reflexões sobre o papel do laicato na Igreja. “Uma riqueza de Seminário. Nossa igreja buscando fortemente a vivência da Sinodalidade. Um Seminário importantíssimo onde todos/as têm espaço de fala e de voto, com muita igualdade. Nossos pastores da Comissão do Laicato da CNBB a exemplo dos nossos do RL3, testemunhando e buscando concretizar o modelo de Igreja que Francisco nos pede.”

O seminário não apenas consolidou a importância do laicato como parte vital da Igreja, mas também destacou o compromisso da CNBB em promover espaços inclusivos de diálogo e participação, onde as vozes dos leigos e leigas são ouvidas e valorizadas. A busca pela vivência da Sinodalidade demonstra a atenção da Igreja em se adaptar aos tempos atuais e se aproximar das realidades e desafios enfrentados pelas comunidades.

Em um contexto em que as expressões laicais da Igreja ganham cada vez mais espaço e relevância, o 16º Seminário com os Bispos Referenciais das CEBs e o Laicato serve como um lembrete eloquente de que a missão de proclamar o Evangelho é compartilhada por todos os membros da Igreja, independentemente de sua vocação específica. O evento concluiu com a esperança renovada de que a Igreja no Brasil continuará a crescer e evoluir, mantendo-se fiel à sua missão de amor, serviço e inclusão.