Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 600 educadores participaram do 17º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação, realizado no último sábado (8/10), no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, que fica em Ibiraçu. Foi o primeiro evento presencial da Pastoral da Educação da Diocese de Colatina após dois anos de pandemia.

“Educar para o Humanismo Solidário” foi o tema proposto para o encontro e conduzido pelo professor e compositor Jorge Trevisol, que veio do Rio Grande do Sul especialmente para esta edição do evento.

As reflexões propostas por Trevisol foram ao encontro do Pacto Educativo Global, que é um chamado do Papa Francisco por uma ampla aliança pela educação capaz de superar as fragmentações e os contrastes e de construir o tecido das relações em ordem de uma sociedade mais fraterna.

Para o palestrante, a sabedoria africana nos ensina que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira” e, por isso, devemos cultivar o sonho de um humanismo solidário que corresponda às expectativas do homem e aos desígnios de Deus.

A programação incluiu ainda apresentações culturais e missa presidida pelo bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

AGRADECIMENTO

O coordenador diocesano da Pastoral da Educação, professor Anderson Mendes Batista dos Anjos, ficou muito feliz com o resultado do encontro, especialmente com a presença de tantos educadores nesse momento de retorno da pandemia. E, com esse espírito de gratidão, ele deixa a seguinte mensagem:

A todas as instituições parceiras e aos agentes da Pastoral da Educação,

 A gratidão é uma das mais belas virtudes do ser humano. Precisamos agradecer a Deus, em especial, pelo dom da vida e pela oportunidade que nos dá a cada dia de ser, no mundo, sinais de esperança para tantas pessoas.

O 17º Encontro Diocesano da Pastoral da Educação só aconteceu graças ao apoio e a dedicação de tantas mãos parceiras. Foi uma festa bonita! Bonito é ver tantos educadores e educadoras em prol de uma educação promotora da ética, do respeito, da solidariedade, da fraternidade e da justiça, na perspectiva do humanismo solidário.

 Muito obrigado por acreditar que a espiritualidade precisa fazer parte de nossas escolas e demais instituições educativas, tornando o nosso mundo mais humano e fraterno!

Fraternalmente,

Professor Anderson Mendes Batista dos Anjos

Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação

Mais informações, acessar o site www.diocesedecolatina.org.br