Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sínodo dos Bispos abriu em 17 de outubro a etapa diocesana. A Arquidiocese de Vitória fez a abertura durante a Missa, das 8h, na Catedral de Vitória. Na mesma ocasião, Dom Dario Campos, OFM fez um apelo sobre a Campanha para o Dia Mundial do Pobre, que deveria ter acontecido no dia 12 de outubro na Celebração cancelada por conta dos alagamentos na região da Grande Cobilândia.

Ao fazer a abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos, dom Dario disse: “Para o Papa Francisco, as palavras chaves, fundamentais deste processo sinodal são: Comunhão, Participação e Missão. Hoje, estamos aqui reunidos, em nossa Catedral Metropolitana, para celebrar a Eucaristia na qual, em comunhão com o nosso querido Papa Francisco, abriremos a
etapa Arquidiocesana do Sínodo. Assim, damos início a este fecundo e desafiador caminho de escuta da nossa realidade eclesial, aqui no nosso Regional Leste 3, Estado do Espírito Santo. Reconhecendo nossos grandes desafios e nossos maiores tesouros presentes em nossas Comunidades Eclesiais de Base”. O Arcebispo pediu a todos que estejam abertos ao serem solicitados a participar

As orações dos fiéis da Celebração Eucarística foram um pedido a Deus para que este tempo de escuta que iniciamos seja guiado pelo Espírito do Senhor.

Esta etapa tem como objetivo ESCUTAR os fiéis e segmentos da sociedade sobre a realidade global, contemplando as diversidades e especificidades de cada local. Até fevereiro a Arquidiocese fará ouvirá comunidades e segmentos da sociedade civil. A síntese será enviada à CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que, por sua vez, enviará a síntese brasileira à organização do Sínodo.

A pesquisa será disponibilizada também pela internet para facilitar o acesso de todos. Acompanhe as informações neste site e nas redes sociais da Arquidiocese de Vitória.

Leia a homilia proferida por dom Dario na Abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo.