Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os (Arce)bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo iniciaram, nesta segunda-feira (17), a Visita Ad Limina Apostolorum em Roma, na Itália. Para dar início às atividades, às 7h30, uma santa missa, celebrada na Basílica Patriarcal de Santa Maria Maior e presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana (MG), reuniu a comitiva de 31 bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na primeira reunião do dia, os bispos foram recebidos pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Michael Czerny. Com a relatoria de Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos, bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2, foram apresentados os impactos causados pelo processo minerário, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Também foram destacadas as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, constituído em 2020, que assessora as Arquidioceses, Dioceses e Províncias Eclesiásticas.

No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, com a relatoria de Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba (MG), e apresentação de Dom Dario Campos, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES) e presidente do Regional Leste 3, foram comentadas as atribuições do Supremo Tribunal que julga reclamações de nulidade matrimonial e outros processos.

Os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que teve a relatoria de Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Teófilo Otoni (MG), e a apresentação de Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e secretário do Leste 2.

A Visita Ad Limina Apostolorum acontece até o próximo dia 26 de outubro. Além de encontro com o Papa Francisco, na quinta-feira (20), outras secretarias e dicastérios que integram a Cúria Romana serão visitados. Celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo também marcam a agenda pastoral.

Acesse a programação completa aqui

Veja as fotos oficiais