Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No dia 02/07/2022, na Escola Diaconal Santo Estevão, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, aconteceu uma Assembleia dos Diáconos, convocada pelo Arcebispo-Bispo Dom Luiz Fernando Lisboa, para deliberar sobre a estrutura da Comissão Dos Diáconos da Diocese-CDD e Escola Diaconal e Teologia de nossa Diocese. Além do Bispo, Diáconos e padres supervisores da Escola, estava presente também o Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do regional Leste 3 da CNBB, Diácono Marcos Rezende, da Arquidiocese de Vitória-ES.
Deu-se início com a oração das Laudes e logo após, Dom Luiz Fernando faz a abertura situando os presentes o objetivo da assembleia. Acrescentou ainda que, existem no mundo uma corrente contrária à Igreja e ao Papa e que isso atrapalha o processo de Evangelização. Deixa claro para todos, Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas e a quem chegar esta mensagem, que não somos obrigados a seguir uma Igreja que não respeitamos e além disso, plantando a semente da discórdia por ter uma ideia contrária à CNBB, ao Magistério da Igreja e ao Papa Francisco, a quem devemos profundo respeito, por ser Ele o sucessor de São Pedro.
Dom Luiz Fernando disse que quando chegou em Cachoeiro de Itapemirim, teve muita dificuldade para entender a estrutura do Diaconado na Diocese (CDD, Escola Diaconal e Teologia e Associação dos Diáconos) e que a partir dessa assembleia, esperava entender melhor e assim poder contribuir para um melhor caminhar de nossa Diocese e do Corpo Diaconal.
Primeiramente, Diácono Marcos Valério, presidente da comissão dos Diáconos, apresentou a atual situação organizacional dos Diáconos na Diocese (CDD e Associação), e aproveitou o espaço para apresentar a equipe da Comissão Diocesana e a prestação de contas até a data da assembleia.
Em seguida, Diáconos Jose Carlos Silva, secretário da Escola Diaconal, apresentou a estrutura da Escola, turmas, formadores, professores, equipe administrativa e sua responsabilidade diante da Diocese. Diáconos Jose Antonio Gualandi, tesoureiro da Escola, fez a prestação de contas da mesma.
Diácono Adilson Ferreira Dias apresenta a proposta de Dom Luiz Fernando para uma nova organização do corpo Diaconal e organismos referentes ao Diaconado em nossa diocese. Logo após a exposição da proposta, foi feito a votação para o encerramento das atividades da associação dos Diáconos na Diocese, com 30 votos a favor e 23 votos contrário. O que associação faz atualmente será assumido pela Comissão dos Diáconos da Diocese-CDD.
Ao aproximar-se do final da assembleia, Dom Luiz Fenando pediu que fizesse a eleição do novo presidente da CDD, mas que não fosse votado apenas uma pessoa, mas três, para que dentre esses três, ele pudesse conversar individualmente com cada um e assim ser escolhido o novo presidente.
A assembleia teve seu encerramento com um momento de confraternização pelos presentes e um delicioso almoço servidor na própria casa.