Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), aconteceu a reunião da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB com os referenciais e coordenadores dos 19 regionais. Participou também desta reunião o Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, no Vaticano, dom Rino Fisichella.

No primeiro dia de reunião, foi apresentado a dom Rino uma análise histórica sobre a catequese no Brasil, além de um relatório sobre quatro temáticas: Realidade sociopolítica-geográfica-econômica-religiosa-cultural, Iniciação à Vida Cristã, Ministério de Catequista e Animação Bíblica da Pastoral. Segundo Nathan Arrigoni Gallão, referencial para a comissão no Regional Leste 3 e participante do encontro, foi um trabalho minucioso realizado pelos regionais.

Para apresentar os dados à dom Rino, os regionais foram agrupados em regiões, o critério utilizado foram as afinidades, sejam elas geográficas ou eclesiais, formando assim cinco grandes regiões, que trabalharam cerca de quatro meses para reunir e sintetizar as informações. A medida de criar somente 5 grupos foi para agilizar a apresentação, já que o tempo disponível era curto. O Leste 3 (Espírito Santo), junto com o Leste 1 (Rio de Janeiro) e o Leste 2 (Minas Gerais) compôs o bloco do Sudeste.

No segundo dia, dom Rino contribuiu com indicações e orientações a respeito da Igreja no Brasil, abordando temas como o Ministério de Catequista, os desafios da realidade e a urgente necessidade de alcançarmos uma linguagem que seja entendida pelas gerações mais novas.

Nathan Arrigoni Gallão, Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 03 da CNBB, ressaltou que “o momento é desafiador e pode ser até intimidador, no entanto, não podemos perder de vista em nosso horizonte a Esperança e relembrar sempre que, junto com os desafios, chegam também as oportunidades para evangelizar”.