Aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, no CEDI – Centro Diocesano João XXIII, em São Mateus, a reunião da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 3. Esta foi a primeira reunião da comissão em formato presencial, que devido as restrições impostas pela pandemia, até então, havia se reunido através de plataformas digitais de videoconferência, contando com a presença de padres e leigos das dioceses de São Mateus, Colatina e da Arquidiocese de Vitória.
A programação da reunião iniciou no dia 11, sábado, com o almoço, seguido por um passeio pelos pontos turísticos e religiosos da cidade de São Mateus, que para os membros das demais (arqui)dioceses do regional, pode ilustrar a realidade, o contexto e a riqueza do patrimônio cultural, histórico e religioso da Diocese de São Mateus. Já no domingo, dia 12, a comissão participou da Santa Missa na Catedral Diocesana, tendo a oportunidade de estar junto do povo de Deus desta diocese, celebrando a Solenidade da Santíssima Trindade.
Encontro ampliado
Dentre os assuntos da pauta, o primeiro encontro ampliado foi o que ganhou ênfase, já que acontecerá nos dias 21 a 24 de julho próximo, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social – Iesis, da Diocese de Colatina, situado na cidade de Ibiraçu.
O encontro ampliado é um momento de formação e de interação entre as coordenações diocesanas de catequese das (arqui)dioceses que compõem o regional, realizando-se uma vez a cada ano, durante o mês de julho. É uma tradição herdada do Regional Leste 2, do qual fazíamos parte e que a Comissão decidiu manter aqui no Leste 3.
Pensar nos próximos passos
Para Luzia Bassi, secretária da Comissão, o encontro foi uma oportunidade riquíssima que tivemos de começar a conhecer os “rostos” e realidade das igrejas capixabas. Um momento rico em trocas, partilhas de experiências e expectativas, de lançar os olhos no caminho já percorrido e pensar nos próximos passos que serão dados.
A Comissão
A Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional é composta pelo coordenador, secretária e assessores teológicos, além dos padres coordenadores(assessores) diocesanos e dois leigos de cada (arqui)diocese, representando suas coordenações diocesanas de catequese.
Além do encontro ampliado que acontecerá em junho, a Comissão se reunirá em modalidade presencial também no mês de outubro, além das reuniões que acontecem através e plataformas digitais.