Nos dias 25 e 26 de março, reuniram-se no Seminário Diocesano Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, os representantes das quatro dioceses que compõem o Regional Leste 3 para a primeira reunião do ano da Comissão.
Dentre os assuntos da pauta estiveram: a caminhada catequética das dioceses no ano de 2022 e as perspectivas para 2023; ministério de catequista; dimensão formativa em âmbito de regional e o planejamento do Encontro Ampliado com as Coordenações Diocesanas de Catequese, que acontecerá de 27 a 30 de julho de 2023, na Diocese de São Mateus.
Esta foi a primeira reunião com o referencial da Comissão Pastora para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 3. Nathan Arrigoni Gallão é leigo e catequista da Diocese de Colatina e acompanha os trabalhos da Comissão desde as primeiras reuniões, ainda durante a estruturação das comissões no processo de criação do Regional Leste 3 e junto com padre David Campos Maciel Neto, representava sua diocese na Comissão.
“Para mim é uma alegria poder servir a Cristo e a Igreja, principalmente em uma missão que é inédita na Igreja do Brasil, já que a função de referencial é designada a bispos nos outros regionais e aqui no Leste 3, a CNBB nos presenteou com essa experiência do leigo estar exercendo esse trabalho eclesial. Não é uma exclusividade da Animação Bíblico-Catequética, somos cerca de sete leigos referenciais das várias comissões do Leste 3.”
Nathan falou também sobre o trabalho de referencial: O nosso regional é pequeno e como consequência disso, as comissões também são enxutas, sendo assim, assumo as atribuições também de coordenador da Animação Bíblico-Catequética. É um constante servir, antes eu estava à serviço das paróquias da minha diocese, juntamente com meus colegas da Coordenação Diocesana de Catequese, agora preciso estar disponível para as 3 dioceses e a arquidiocese naquilo que elas necessitarem, além de ‘fazer a ponte’ com a CNBB.
Rotatividade das reuniões presenciais
Com a reunião de março, a Comissão encerra o primeiro ciclo de visitas às (arqui)dioceses, percorrendo desde São Mateus, no extremo norte, até Cachoeiro de Itapemirim, no extremo sul. As reuniões presenciais rotativas é uma proposta que nasceu junto com a comissão, possibilitando aos representantes das dioceses, conhecerem a realidade territorial do Leste 3, além de equilibrar as distâncias percorridas para participar das reuniões.