Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aconteceu nos dias 09 e 10 de julho, no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa (Vitória) o retiro anual dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória-ES, sob a pregação atenciosa do Pe Márcio Ferreira, atual assistente do corpo diaconal dessa Arquidiocese. O retiro teve início na manhã desse sábado (09), com a oração das Laudes. Após o café da manhã o pregador apresentou o itinerário espiritual a ser percorrido ao longo do dia: Ruptura; Escuta e Discernimento; Caminho Vocacional; Resposta ao Chamado de Deus. Pe Márcio lembrou que “a vida deve ser ordenada com consciência e vontade que conduzem à virtude, conformando-nos à verdade, para realizar em nossa vida a vontade de Deus”. Os diáconos foram interpelados pela Palavra de Deus e levados a refletir que o processo de escuta e discernimento precisa ser constante, e exige humildade de quem deseja seguir esse caminho. O pregador recordou que continuamente o vocacionado precisa reavaliar sua resposta ao “Senhor que sempre nos chama a algo novo”; e no exemplo da Virgem Mãe de Deus, ele ressaltou que “todo ‘sim’ necessariamente precisa ter um ‘faça-se’ em mim a Tua Palavra”. Já caminhando para o final do dia, Pe Márcio lembra aos diáconos que devemos produzir bons frutos, porém mais do que pensar nos frutos devemos estar firmemente unidos ao Tronco, ou seja, “o ministério deve estar dirigido para a comunhão com Cristo, num encontro verdadeiro com Ele.”
Ao cair da noite o retiro foi coroado com a Santa Missa, e após o jantar, o sábado concluiu-se com um momento de intimidade e adoração diante do Santíssimo Sacramento.
Ao amanhecer do domingo (10), os trabalhos foram retomados sob a oração das Laudes, e após o desjejum a plenária foi novamente formada. Após breve retomada do itinerário espiritual percorrido no dia anterior, o Pe Márcio apresentou aos diáconos como instrumento de evolução pessoal, cristã e ministerial, a sugestão de que cada um elabore seu Projeto Pessoal de Vida. Uma ferramenta estruturada que permite uma avaliação concreta da situação atual de cada um, aliado a uma projeção de crescimento e desenvolvimento nas esferas da vida acima citadas.
No final do retiro, a mesa da CAD composta pelo Diác Marcos Rezende, Diác Fabrício e Diac Renan, conduziu um momento de agradecimento e avaliação interna entre o corpo diaconal; e com uma bênção em forma de envio dos ministros ao trabalho pastoral em suas respectivas paróquias.
Em seguida foi oferecido um almoço que abriu também a oportunidade de confraternização entre os presentes.