Na noite dessa última sexta (25/03), dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor, o Seminário N. Senhora da Penha recebeu os Diáconos Permanentes com suas respectivas esposas, como parte das comemorações aos seus 70 anos. A centralidade da noite foi a Celebração Eucarística presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Dario Campos, concelebrada pelo Sr. bispo auxiliar de Vitória Dom Anderson Franklin, pelo reitor do Seminário Pe. Jorge campos e pelos padres Evandro Sagrilo e Pe. Diego Azevedo. Além, naturalmente, da presença dos propedeutas e dos anfitriões da noite, nossos seminaristas.
Em sua homilia Dom Dario lembrou da imensa contribuição que, ao longo dos últimos 70 anos, o Seminário N S da Penha tem dado para a evangelização em nossa arquidiocese. Valorizou também essa interação entre seminaristas e Diáconos Permanentes, fazendo-nos lembrar o laço fraterno existente entre o diaconado e o prespiterado, e que essa boa relação fortalece mutuamente ambas as vocações, enriquecendo a vida pastoral em benefício do povo. O sr. Arcebispo aproveitou para enaltecer e agradecer as esposas dos Diáconos Permanentes, que direta ou indiretamente contribuem na missão dos esposos. Em virtude da Solenidade da Anunciação do Senhor, Dom Dario recorda nossa vocação ao serviço na humildade e, principalmente, na alegria que deve ser uma marca visível de quem se propõe levar ao mundo a mensagem do Evangelho, trazendo nos lábios e no coração o alegre sorriso que nasce da experiência do Ressuscitado. Ele ainda citou a triste situação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, uma ferida que torna a humanidade menos humana, e ressaltou o apelo do Papa Francisco para que toda a Igreja em comunhão realizasse a consagração de ambas nações ao Imaculado Coração de Maria, bem como toda Igreja e o mundo. Sendo assim, ao final da Santa Missa, foi realizado solene e devotamente o ato de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, de modo particular os povos da Rússia e da Ucrânia.
Após a Celebração Eucarística, o Seminário ofereceu um jantar onde pudemos saborear uma deliciosa comida, desfrutar de uma interação fraterna e alegre entre todos presentes, especialmente com os seminaristas, que gentilmente não mediram esforços para proporcionar uma agradável noite para todos nós.
Que sob a proteção materna de Nossa Senhora da Penha, nosso seminário arquidiocesano continue gerando sacerdotes comprometidos com o Ensino da Igreja, solícitos à Tradição Apostólica e obedientes ao Santo Evangelho.
- 31/03/2022
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp