Há exatamente um ano, no dia 2 de fevereiro de 2022, tomava posse o quarto bispo da Diocese de Colatina.
O mineiro dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa foi recebido com festa na Catedral de Colatina por centenas de fiéis. Era quarta-feira, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, e o clima de alegria ainda se misturava ao de cuidados para evitar a transmissão da Covid-19.
A missa contou com a presença de leigos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, além de bispos vindos de diversas dioceses. Na ocasião, dom Lauro recebeu o báculo, sinal de serviço, das mãos do arcebispo metropolitano de Vitória, dom Dario Campos, e do bispo emérito de Oliveira, dom Francisco Barroso Filho.
Recordemos as palavras de dom Lauro em sua homilia:
“Hoje a Igreja de Colatina recebe e toma posse do seu quarto bispo, pois o episcopado é um serviço e não uma honraria. Claro, estou tomando posse canônica, mas vocês tomam posse da minha vida, do meu ministério. Aqui estou para servir e amar com alegria.”
OLHAR PARA OS FRAGILIZADOS
Em um ano de pastoreio, dom Lauro manifestou claramente sua preocupação para com os mais pobres e fragilizados da sociedade. Foram várias as visitas que ele fez a presídios, bairros de periferia e aldeias indígenas, com o intuito de conhecer melhor essas realidades e fazer valer a Igreja de Cristo, solidária em suas raízes.
ESCUTA ATENTA
Dom Lauro também fez questão de conhecer as 31 paróquias da Diocese de Colatina, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde e os sacerdotes e diáconos que aqui empenham a sua missão. Reuniu-se com os padres de cada uma das cinco áreas pastorais, ouvindo-os atentamente. Fez visitas aos seminaristas e vocacionados, a fim de fortalecer neles o ardor missionário.
FORMAÇÃO DOS LEIGOS
Além de instituir cerca de mil ministros extraordinários em seis missas, dom Lauro crismou 3.050 jovens e adultos, e marcou presença em 15 festas de padroeiros. O bispo também visitou muitas comunidades eclesiais de forma espontânea. Foram inúmeras as vezes em que ele apareceu sem avisar para encontrar o povo e celebrar com ele, porque seu olhar, sempre atento, também se empenha na formação dos leigos comprometidos com a Igreja e a sociedade.
Rezemos hoje pelo nosso bispo e para que sua caminhada pastoral continue firme e frutuosa!