Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Aconteceu nos dias 21 e 22 de março, no Centro de Treinamento Dom João Batista em Vitória (ES) o Encontro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do regional Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Participaram do Encontro 19 formadores que atuam nos Seminários das Dioceses do Estado do Espírito Santo: Arquidiocese de Vitória, Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. Estiveram presentes o Arcebispo Metropolitano de Vitória do Espírito Santo e presidente do Regional Leste 3, Dom Dario Campos, ofm, e o bispo auxiliar de Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza.

A assessoria do evento esteve a cargo do diretor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Uberaba (MG), padre Geraldo Maia, que abordou o tema do evento “Lacunas a serem superadas, já no processo formativo, em vista de uma vivência presbiteral saudável”.

Os formadores refletiram a partir de um tríplice olhar: Um primeiro olhar sobre os presbíteros, procurando luzes e sombras na vida dos presbiteral e a constatação de lacunas no processo formativo. Um segundo olhar sobre a realidade com provocações antropo-psico-sociais da cultura moderna. Por fim, um terceiro olhar de esperança buscando pistas de superação das lacunas à luz dos documentos da formação.

O Encontro contou, ainda, com momentos de oração, partilha dos projetos existentes nos seminários do regional, e dos desafios atuais na formação presbiteral.