Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A 454ª edição da Festa da Penha está prestes a encantar o Espírito Santo, marcando os corações dos capixabas de 31 de março a 8 de abril. O tema deste ano, “Ó vem conosco, vem caminhar!”, foi revelado pela Comissão Organizadora durante um café da manhã realizado no Convento da Penha nesta sexta-feira (05).

Foto – Danilo Luca

Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, saudou a todos em nome de Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, ressaltando que a Festa da Penha é um tesouro de fé e solidariedade, representando a identidade espiritual do Estado. O tema, inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, convida a comunidade a seguir o caminho sinodal proposto pelo Papa Francisco, buscando a união e a solidariedade.

Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento, explicou que o tema é inspirado na canção ‘Pelas Estradas da Vida’, onde Maria nos guia nesse caminho de sinodalidade. “Esta música ilustra brilhantemente nossa mensagem maior, que é atendermos à convocação do Papa Francisco para percorrermos um caminho rumo ao Sínodo (que vai até outubro de 2024). A Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a ‘caminhar juntos’ como irmãos e irmãs que somos. E Maria nos ensina a caminhar juntos”, detalha.

A marca, que estampará camisas, outdoors e produtos audiovisuais, simboliza a diversidade e a tradição que são fundamentais para o evento.

Para o Padre Cláudio Alves Moreira, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória, a nova identidade visual reflete a união das pessoas que caminham juntas em romarias. A identidade visual representa os romeiros guiados pela tradição iniciada por frei Pedro Palácios e que caminham com a poderosa companhia de Nossa Senhora da Penha. As cores suaves e calorosas nos lembram a paz, representada também pela pomba branca, que remete ao objetivo maior que devemos ter em nossos corações e profundo desejo para o mundo”, comenta Padre Cláudio.

A Festa da Penha 2024 busca fortalecer o espírito sinodal, seguindo a convocação do Papa Francisco para uma Igreja mais participativa e unida. A nova identidade visual, com elementos que representam a tradição, diversidade e inclusão, promete encantar os romeiros e celebrar a fé em Nossa Senhora da Penha. O evento, já consagrado como o terceiro maior do Brasil em seu segmento, promete nove dias de devoção, celebração e união.

Fiquem por dentro de todas as novidades e preparem-se para vivenciar mais uma emocionante edição da Festa da Penha!