A Festa da Penha deste ano tem o tema: “Com Maria, chamados a servir” é uma alusão ao 3º Ano Vocacional que está sendo celebrado pela Igreja no Brasil até novembro de 2023. Padre Renato Criste, Secretário Executivo do Regional Leste 3 da CNBB e pároco da Catedral de Vitória, falou sobre a escolha do tema da festa. “No centro da identidade visual, a gente traz a imagem da padroeira do Estado do Espírito Santo, Nossa Senhora e ela nos apresenta Jesus. Na verdade, Ele é o motivo, o centro da nossa fé, da nossa alegria. No entorno da imagem, buscamos resgatar elementos da cultura capixaba. A Festa da Penha é um patrimônio não somente do público católico, mas de todo o povo capixaba.
A comissão da festa propõe espaços físicos de acolhida e apresentação das diversas vocações na igreja durante os dias de festa.
Neste ano, a festa de Nossa Senhora das Alegrias ou Festa de Nossa Senhora da Penha tem como tema “Com Maria, Chamados a Servir”, que está em sintonia com o terceiro Ano Vocacional da CNBB. Alinhado ao tema da Festa, serão montadas tendas vocacionais ao longo da subida do Convento, como forma de dar visibilidade e despertar os fiéis para as diversas vocações na Igreja e na sociedade.
A identidade visual desta Festa traz símbolos do Espírito Santo envolvendo a imagem de Nossa Senhora da Penha, como a vegetação da Mata Atlântica, colibris, orquídeas, uvas, flores de laranjeiras, frutos de café, cacau e o Convento da Penha, assim como romeiros. A nova identidade visual foi criada pela publicitária Ana Ferreira.
A Festa de Nossa Senhora da Penha, que anualmente é celebrada na liturgia da Oitava da Páscoa, chega neste ano à edição de número 453. Serão nove dias, de de 09 a 17 de abril, reverenciando Nossa Senhora das Alegrias, o belíssimo título mariano que a piedade popular devotou à Mãe de Deus. Todo ano uma multidão de devotos sobe o imponente penhasco onde está o convento franciscano dedicado à Virgem da Penha para apresentar seus pedidos e agradecimentos a Deus.
“Maria nos inspira a servir desde a anunciação, quando o anjo Gabriel se aproxima dela, enviado por Deus, dizendo que seria a mãe do Salvador. A vida inteira é de serviço, de consagração e entrega. É uma inspiração, pois todos nós somos vocacionados, chamados e enviados para dar o nosso melhor, nas nossas famílias, na nossa sociedade. Esse é um convite feito a todos nós, onde quer que estejamos, e é essa mensagem que levamos durante as homenagens a Nossa Senhora das Alegrias”.