Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O sol ainda estava nascendo quando as romeiras e os romeiros da diocese de Cachoeiro de Itapemirim começaram a chegar na localidade de Regência, litoral de Linhares, onde o Rio Doce deságua, para participar da 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Realizada na manhã deste domingo, 18 de junho, a romaria reuniu 56 pessoas vindas das paróquias da diocese de Cachoeiro de Itapemirim que saíram às 23:30 horas deste sábado (17), da Linha Vermelha, região central de cidade. A romaria diocesana se uniu às romarias de toda a Província Eclesiástica do Espírito Santo composta pelas dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e Arquidiocese de Vitória, além da Província Eclesiástica de Mariana (MG), vindas das Dioceses de Caratinga, Gov. Valadares, Itabira e Cel. Fabriciano e pela Arquidiocese de Mariana.

Com o tema “Bacia do Rio Doce, nossa casa comum” e o lema “No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,1-2), a Romaria fortalece o clamor das comunidades de fé, que vivem ao longo da bacia do Rio Doce, em defesa da Casa Comum e da regeneração do rio que, em 2015, foi acometido por um dos maiores desastres ambientais da história brasileira. Uma celebração eucarística, seguida de caminhada pela foz do Rio Doce e colocação da cruz marcou o início da manifestação religiosa. Aconteceram ainda exposições, vivências e apresentações culturais. Dom Otacílio Ferreira de Lacerda presidiu a Celebração Eucarística. O bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, concelebrou a cerimônia religiosa juntamente com os demais bispos e presbíteros presentes.

Dom Luiz explicou que a Romaria é um momento de fortalecimento das virtudes divinas da fé, da esperança e da caridade, sendo um grito em defesa da vida de cada pessoa e da Casa Comum. “A 6ª Romaria está em perfeita sintonia com a Igreja do Brasil, que neste mês de Junho vivência a campanha ‘Junho Verde’, com o nosso querido Papa Francisco, compositor da ‘Laudato Si’, a primeira encíclica direcionada à Ecologia Integral”, afirma.