Exmos. Senhores Arcebispos, Bispos e Administradores Diocesanos
Saudações em Jesus Cristo, o Bom Pastor!
Estamos vivendo o Junho Verde, mês temático estabelecido em 2022 pela alteração da Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que em seu Capítulo II da Seção III passa a vigorar acrescida do art. 13-A e discorre sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.
O objetivo do Junho Verde é “desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do
controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações”.
Conforme a carta enviada aos Regionais pelo Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, Dom Evaristo Pascoal Spengler, o Junho Verde foi adotado também como um dos períodos de mobilização da Campanha Laudato Si’, iniciativa da CNBB em conjunto com a REPAMBrasil e ao Movimento Laudato Si’.
Em comunhão com tão preciosas iniciativas relembramos aos senhores alguns indicativos para a ação e recursos preparados para dinamizar as iniciativas.
1. É de suma importância o empenho de todos para garantir que a Lei seja efetivada e que o mês temático do Junho Verde ganhe a proporção devida. Deste modo, sugerimos aos senhores que enviem um pedido às Assembleias Legislativas dos seus devidos Estados, bem como às Câmaras de Vereadores, solicitando que as instâncias do Estado façam a adesão e garantam ao menos uma menção simbólica ao mês que estamos celebrando dentro daquilo que é o objetivo da Lei aprovada.
2. O mês de Junho já é tradicionalmente reconhecido pelas várias datas que nos recordam o compromisso que devemos ter com a nossa Casa Comum. Como um marco simbólico da nossa mobilização, sugerimos também a iluminação de igrejas, Catedrais, sedes governamentais, patrimônios arquitetônicos, enfim, pontos de visibilidade pública, com a cor verde, na noite de 24 de junho de 2023, como uma estratégia de dar a visibilidade merecida para este chamamento. A proposta é que pudessem registrar as iniciativas e nos enviar através do endereço de e-mail [email protected] até o dia 29 de junho.
3. Em termos de recursos a serem utilizados, enviamos em anexo um roteiro para uma Roda de Conversa que intersecciona o tema da Campanha da Fraternidade deste ano com o Cuidado com a Casa Comum. Este material também será enviado, através da Associação Nacional de Educação Católica, da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação e da Conferência dos Religiosos do Brasil, para escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
4. O mês de junho também se apresenta como oportunidade de promover a exibição do filme ‘A Carta: uma mensagem da nossa Terra’. Filme organizado pelo Dicastério para a Comunicação, pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e pelo Movimento Laudato Si’. O documentário pode ser acessado gratuitamente através deste link: https://www.theletterfilm.org/pt-br/assista-o-filme/ 5. Também disponibilizamos o endereço do site onde é possível encontrar uma série de materiais que poderão servir de suporte para trabalhar com o filme nas comunidades, escolas, universidades, e outros espaços: https://laudatosi.my.canva.site/recursos
Por fim, recordamos ainda que no dia 22 de junho, na Paróquia Santo Antônio, em Brasília/DF, a Presidência da CNBB estará presente na Missa em Ação de Graças pelos passos que conseguirmos dar ao longo deste mês. Pedimos a cada irmão que ao celebrar neste mesmo dia tenha presente esta intenção fortalecendo ainda mais nosso espírito de comunhão e participação no cuidado da nossa Casa Comum.
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida interceda pela fecundidade de tantas iniciativas de cuidado para com a nossa casa comum
Fraternalmente,
Dom Ricardo Hoepers
Secretário Geral da CNBB