Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na noite de 28 de setembro aconteceu o 1º Encontro das lideranças diocesanas e bispos referenciais das Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos do Regional Leste 3. Devido a pandemia da Covid-19, o encontro foi realizado na modalidade on-line com um total de 100 participantes. Os trabalhos foram mediados pelo secretário executivo, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira.

O objetivo da videoconferência foi introduzir todos os coordenadores ao processo de instalação do regional, pois alguns não estavam presentes desde o início, em 2019, durante a elaboração do projeto de criação.

A acolhida foi realizada pelo Bispo de São Mateus, vice-presidente do Leste 3 e Bispo referencial da Comissão Episcopal de Pastoral (CEP), Dom Paulo Bosi Dal’Bó. “Queremos trazer toda a força viva para o processo de instalação, respeitando as particularidades de cada (Arqui)Diocese e o carisma de cada Pastoral, Movimento, Organismo e Serviços. Dessa forma, seremos essa Igreja com espírito de unidade e comunhão na diversidade”, informou.

Haverá uma Missa de Ação de Graças por ocasião da instalação do Regional Leste 3 no dia 11 dezembro (sábado), às 10h. O evento deve ser realizado no Convento da Penha.

Dom Dario Campos, OFM, Arcebispo de Vitória e presidente da CNBB Leste 3, convidou toda a comunidade eclesial a se tornar uma Igreja em saída, capaz de dialogar a partir da luz da palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja. “Cada Igreja Particular tem sua realidade e somando cada uma formará a nossa em âmbito regional. Peço que Virgem Maria, padroeira do Espírito Santo, interceda por todos nós, a fim de que sejamos sempre firmes em cumprir a vontade do Pai”, afirmou. “Que o Regional Leste 3 assuma, em conjunto com a CNBB Nacional, esse novo jeito de ser Igreja”, completou o presidente.

Para ser conhecimento dos coordenadores presentes, foi apresentado todos os passos dados até o momento. O responsável por expor as iniciativas foi Dom Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim e secretário do regional.

Uma das novidades foi o lançamento oficial do portal de notícias do regional. O novo site conta com as principais informações das quatro Igrejas Particulares do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus.

Segundo Fátima Roldi, nova coordenadora da Pastoral da Criança do Leste 3, o encontro foi inspirador e as temáticas foram apresentadas com objetividade e clareza. “Senti muita alegria em ter a oportunidade de articular a caminhada da Pastoral dentro do nosso Estado”, expressou.

De modo geral, os participantes avaliaram a reunião de maneira muito positiva. Pe. Roberto Marcelino salienta que a experiência foi frutuosa e alegre. “Novos sonhos e horizontes estão surgindo na fé”.

Veja as fotos aqui