Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Considerado um dos pontos altos da visita Ad Limina Apostolorum, na manhã desta terça-feira (18), os bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 celebraram a Santa Missa na Basílica Patriarcal de São Pedro, em Roma. Com a celebração presidida por Dom José Carlos Souza Campos, bispo de Divinópolis, junto ao altar do túmulo do apóstolo, os sucessores de Pedro renovaram a profissão de fé e fizeram preces por suas comunidades no Brasil.

Os bispos de Minas Gerais e Espírito Santo ainda tiveram uma agenda repleta de atividades nos dicastérios e secretarias do Vaticano. Logo após a celebração eucarística, foi realizada a visita ao Dicastério para os Bispos e foram recebidos pelo Cardeal Marc Ouellet, P.S.S. Durante o encontro, que contou com a relatoria de Dom Geovane Luís da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e apresentação de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), os bispos destacaram os desafios pastorais e a valorização e diálogos com as culturas e sociedade pluralista mineira e capixaba.

No Dicastério para a Doutrina da Fé, o relator Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina (ES), apresentou o relatório com Dom Paulo Bosi Dal’Bó, ressaltando o contexto cheio de esperanças para a caminhada eclesial com o processo sinodal desencadeado pelo Papa Francisco. Na sequência foi a vez do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e SVA, que teve a relatoria de Dom Luiz Fernando Lisboa e apresentação de Dom Dario Campos, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória (ES).

Neste departamento, os bispos foram recebidos pelo Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que reconheceu a importante presença das Ordens e Congregações Religiosas nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na oportunidade, também foram discutidos os desafios pastorais da vida consagrada, que também envolve os Institutos Seculares, as Sociedades de Vida Apostólica, as Comunidades Monásticas e as Virgens Consagradas.

No período da tarde, divididos em dois grupos, os bispos estiveram no Dicastério para as Causas dos Santos, com a relatoria de Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, bispo da Diocese de Guanhães (MG), e apresentação de Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES). Na Secretaria Geral do Sínodo, Dom Darci José Nicioli, Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina (MG), apresentou o relatório, que contou com a apresentação de Dom José Carlos de Souza Campos.

A Visita Ad Limina Apostolorum como peregrinação devota é uma tradição muito antiga e significa no limiar, na entrada, nos limites das Basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Na próxima sexta-feira, a celebração será na Basílica Patriarcal de São Paulo Fora dos Muros.

Acesse as fotos desta terça-feira aqui