“Nós devemos ter um ouvido em Deus e o outro ouvido no povo”, citou Dom Luiz Fernando. O bispo de Cachoeiro de Itapemirim também lembrou que a Assembleia não terá um documento final, pois ela não será “encerrada” no domingo (28), mas terá continuidade nos trabalhos e serviços do Povo de Deus. Ao final do vídeo, Dom Luiz Fernando faz a oração pelo Sínodo, que é possível acompanhar a letra ao final da matéria.
Sinodalidade
O padre Luís Miguel Modino, membro da Equipe de Comunicação do evento, é possível dizer que a sinodalidade está se tornando um compromisso firme da Assembleia Eclesial, baseado na escuta, que “não tem o propósito de marketing religioso”, mas “implica entrar com os pés descalços nos corações que se abrem e se expressam”.
Os cardeais Marc Ouellet e Mario Grech, a irmã Liliana Franco e Mauricio López, refletiram sobre o caminho sinodal, no qual o progresso é feito na medida em que ele é vivido e praticado. Uma sinodalidade que não pode ser separada da missão, como lembrou o cardeal Grech, advertindo contra “aqueles grupos e seitas cristãos que promovem uma compreensão individualista e íntima da fé”.