Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Foi Ordenado Diácono, nesta sexta-feira, 18 de novembro, para o Serviço da Igreja, pela imposição das mãos do bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Andherson Franklin Lustosa de Souza, Marinaldo Minas.

A missa solene de Ordenação Diaconal aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida em Gironda, Cachoeiro de Itapemirim, e foi concelebrada pelo pároco, padre Ronaldo Borel, e padres Josimar Azevedo Pirovani, Tiago Malanquin, Valdece Schuenck, Giovanni Geraldo Quites entre outros sacerdotes.

Depois de expressar a alegria da Igreja Particular de Cachoeiro, onde serviu e foi formado, o bispo destacou o dom do ministério diaconal. “A palavra Diácono significa servidor, assim, o diaconato é a primeira das identificações com Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido”, sublinhou Dom Andherson.

O Bispo ainda destacou que “como ministro de uma Igreja em saída, sirva com alegria, tanto a Deus como aos irmãos. Amparados por Deus, proceda de tal modo no exercício do ministério que possa reconhecê-lo, fecundá-lo pela graça sacramental como sacramento da caridade de Cristo aos pobres, aos excluídos, embora vá exercer muitas e diferentes funções”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, no número 1570, cabe aos diáconos “assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia; distribuir a Comunhão; assistir ao Matrimônio e abençoá-lo; proclamar o Evangelho e pregar; presidir funerais; consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

“Hoje me sinto agradecido a Deus, porque, agora, compreendo essa Ordenação como uma resposta, à pergunta: O que posso fazer por Deus? Posso oferecer a ele, o pouco que sou, minha construção humana que passa por minha família, trabalho e fé… Então hoje, a palavra que me define é gratidão”, comentou Diácono Marinaldo Minas.

Que São Pedro Apóstolo, Padroeiro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, interceda e acompanhe nosso diácono Marinaldo Minas no serviço à Igreja.

Fonte: site da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES