Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O ano de 2012, o Diaconato já havia sido restaurado como grau permanente na Arquidiocese de Vitória-ES, e após um frutuoso período de preparação chegava o momento de serem ordenados os aspirantes da primeira turma da Escola Diaconal São Lourenço.
De lá pra cá muitas coisas aconteceram, momentos felizes outros nem tanto, alguns ainda muito tristes… porém podemos dizer sem medo de errar que esses últimos dez anos foram marcados pela dedicação desses homens ao exercício do ministério que a Igreja lhes confiou. [Norteados pelo tríplice caráter da diaconia: Liturgia, Palavra e Caridade, esses Diáconos Permanentes têm dado testemunho do Cristo Servidor não apenas nas paróquias onde estão provisionados, mas também no cuidado de suas famílias e no exercício da atividade profissional de cada um, pois o Diácono Permanente é ao mesmo tempo um homem do clero e do povo, chamado a viver uma dupla sacramentalidade, alcançando portanto lugares praticamente inacessíveis para um sacerdote.]
Essa data marcante foi comemorada na noite do ultimo dia 09/06/2022 (memória de São José de Anchieta – Apóstolo do Brasil), na Paróquia São João Paulo II, com uma Missa presidida pelo Pe. Arlindo Moura de Melo que era o Diretor da Escola Diaconal e responsável direto pela formação dessa e de outras turmas. Foram registradas ainda as presenças dos padres Carlos Magno e Gudialace Oliveira. Participou também da Santa Missa o presidente da CRD-Leste 3, Diácono Marcos José Rezende (que aliás é um dos que comemoram uma década de ordenação). Estavam presentes 15 dos 19 ordenados há dez anos, bem como suas esposas, familiares e a comunidade.
Em sua homilia o Pe Arlindo destacou a importância da família e a participação das esposas no ministério do Diácono Permanente, e lembrou a todos que somos chamados a ser imitadores de Cristo: ” Somos chamados a imitar o Cristo, a ser um outro Cristo no mundo. Essa grandeza de alma que chamamos de longanimidade precisa existir na vida do cristão. O cristão precisa ser grande, o cristão precisa ter o coração enorme para que os irmãos possam entrar, possam fazer parte da vida dessa pessoa”. Ao final da Missa o Diác. Jeremias Diniz fez a leitura de um texto homenageando a dedicação e entrega de cada diácono dessa turma, incluindo ele próprio nesta homenagem.
São estes os Jubilantes com os quais comemoramos esses dez anos de ordenação diaconal:
Antônio Rodrigues dos Santos
Carlos Fernandes d’Avila
Carlos José Fernandes
Cláudio Luiz Medeiros Campelo
Cláudio Pereira Lazarini
Emanuel Souza Duarte
Jeremias Messias Diniz
José Benedito Malta Varejão
José Francisco Batista
José Roberto Rosa de Souza
José Tarcizo Teixeira da Silva
Jovercino Alves Neto
Marcos Augusto Rodrigues
Marcos José Rezende
Mauro César Bertolani (im memoriam)
Miguel Pedrini Nunes
Romário Folador
Selim Daniel Caetano
Sidnei Lopes da Silva
Venilton Pereira.
Após a Missa, a paróquia anfitriã, proporcionou uma recepção aos presentes, onde se pode desfrutar não apenas de uma boa comida, mas principalmente de um gostoso momento de recordações, reencontros e agradável conversa fraterna.
Parabéns Diáconos! Que Nossa Senhora da Vitória interceda pela vida e ministério de cada um de vocês, concedendo-lhes cada dia mais força e humildade no serviço a Deus em Sua Igreja.

Colaboração Diac Jose Wander – Arquidiocese de Vitória – ES