Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Há 19 anos o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa é desempenhado em nosso país. Foi através da necessidade notada pelas líderes voluntárias da Pastoral da Criança, que a Dra. Zilda Arns e outras lideranças ligadas à área do envelhecimento criaram a PPI que hoje está presente em aproximadamente mil e oitenta municípios, em todos os estados e em cerca de 2.840 paróquias.

O principal pilar da pastoral é o acompanhamento mensal sistematizado, onde aproximadamente 100 mil pessoas idosas, com 60 anos ou mais, são visitadas por 20 mil líderes voluntários capacitados. As visitas permitem que as pessoas tenham acesso à informações sobre diversos fatores que auxiliam para o bem estar, como, por exemplo, a prevenção de quedas, vacinação, alimentação saudável, além do trabalho de escuta, acolhimento e afeto.

Os impactos socioeconômicos gerados pela pastoral são muitos, um exemplo são as orientações sobre a prevenção de quedas, que podem impactar diretamente na diminuição de gastos de recursos públicos, com medicamentos, leitos de hospital e cirurgias.

Em todos esses anos de atuação, a Pastoral se posiciona como um dos pontos da rede de apoio e atenção às pessoas idosas. Fazendo ponte entre as pessoas idosas acompanhadas mensalmente e os serviços disponíveis na área. A PPI soma esforços junto a outras tantas entidades que fomentam a criação de políticas públicas e sociais voltadas para aqueles que envelhecem, estando presente em conselhos de direitos municipais, estaduais e até federal.

É a força do voluntariado que faz a Pastoral chegar cada vez mais longe, alcançando cada vez mais pessoas idosas. Aproveitamos a celebração dos 19 anos para parabenizar cada líder voluntário (a), coordenadores paroquiais, diocesanos e estaduais, bem como, os religiosos e religiosas que apoiam esse trabalho missionário.

por Vinicius Silvestrini