Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A tão aguardada data para a Posse Canônica de Dom Juarez Delorto Secco como nono bispo da diocese de Caratinga foi oficialmente definida. A cerimônia solene acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2024, sábado, às 16h, na Catedral São João Batista, localizada na Praça Cesário Alvim, 156 – Centro.

A celebração, que marcará o início do Ministério Episcopal de sua excelência reverendíssima, promete reunir  bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e uma multidão de leigos e leigas de toda a região. A presença para este momento significativo pode ser confirmada através do telefone (33) 3321-4600 ou pelo e-mail [email protected].

Para garantir a uniformidade e a solenidade da ocasião, algumas orientações foram divulgadas. Bispos são convidados a usar túnica e mitra branca, enquanto padres e diáconos deverão estar vestidos com túnica e estola branca. Já os presbíteros e diáconos diocesanos devem levar túnica e estola da diocese.

Dom Juarez Delorto Secco, ao assumir o cargo, traz consigo uma grande experiência e compromisso pastoral. Sua nomeação foi recebida com entusiasmo pela comunidade católica local, ansiosa por seu pastoreio e liderança na continuidade da história da diocese de Caratinga.

A diocese de Caratinga, fundada em 15 de dezembro de 1915, criada pelo papa Bento XV, com a bula “Pastorale Romani Pontíficis Officium”, verá seu novo bispo suceder Dom Emanuel Messias de Oliveira, consolidando assim uma nova etapa em sua trajetória eclesiástica.

Dados biográficos de Dom Juarez Delorto Secco

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 7 de junho de 2017 foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.