Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Realizada 3ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3

Bispos, padres, religiosos, Diáconos e lideranças leigas de todas as dioceses capixabas estiveram reunidos em Vitória, nos últimos dias 11 e 12 de março, para participar da

3ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3. Foi a primeira assembleia realizada de forma presencial.

O grupo foi acolhido pelo arcebispo metropolitano de Vitória e presidente do regional, dom Dario Campos, que fez menção ao momento de pandemia e guerra que estamos vivendo. “Mas precisamos caminhar e buscar a justiça de Deus que traz a paz e a fraternidade”, disse.

 

A socióloga Tânia Maria Silveira abriu a roda de discussão fazendo uma análise de conjuntura social e eclesial, frisando que os impactos da pandemia e de outros males estão provocando aumento das desigualdades e diminuição da atenção às populações mais vulneráveis.

 

Durante a assembleia, também fizeram uso da palavra o secretário executivo do Regional Leste 3, padre Roberto Marcelino de Oliveira, que apresentou as estruturas do novo regional; o bispo de Cachoeiro de Itapemirim, dom Luiz Fernando Lisboa, que fez uma síntese sobre a Assembleia Eclesial Latino-americana e Caribenha, ocorrida no ano passado no México; e o bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, que falou sobre a história da sinodalidade e sua comunhão e participação na missão da Igreja.

 

Partindo do Concílio Vaticano II, dom Lauro fez um importante apanhado histórico, destacando que, em meio aos altos e baixos da história de nossa salvação, a sinodalidade chega até nós como um desafio de continuidade missionária e fidelidade a Cristo.

 

Os participantes da assembleia também tiveram oportunidade de apresentar suas reflexões e inquietações diante de tudo o que foi falado. “Entre sentimentos de alegria e de preocupação, prevaleceu a esperança de que a nova caminhada da Igreja no Estado do Espírito Santo, através do novo regional, pode trazer frutos abundantes de missão”, observou o coordenador de comunicação do Leste 3, padre Patric da Silva Wanderley.

 

Setor Comunicação da Diocese Colatina
Jornalista: Fernanda Farina