Dom Paulo Bosi Dal’Bó

Bispo Diocesano de São Mateus - ES

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Pais que não aprendem a brincar com seus filhos, não os levam a brincar e nem os ajudam a discernir sobre o bailar dos acontecimentos da vida, formam filhos espinhentos, críticos e resistentes a tudo.

Partindo de uma metáfora recente e expressiva proponho: reflexão e oração em tempos difíceis, principalmente diante das adversidades, ataques, mal entendidos ou desconfortos nas relações interpessoais.

O eclipse na lua, que chamou a atenção da população no dia 26 de maio de 2021, apareceu no céu com formato de um útero em gestação, gravidez em tempos difíceis. Coisa de Deus ou da natureza. Sinal de novos tempos e vida nova que está para chegar.

Que seja de fato sinal de nascimento e vida nova para todos nós. Rezemos pelo fim da pandemia e demais enfermidades, rezemos pela conversão da humanidade e que o novo venha logo, trazendo paz a humanidade, mais amor, perdão e menos julgamentos.

Que cada ser humano descubra seus valores, mas também reconheça as suas misérias humanas: os seus pecados, as suas limitações, fragilidades e, a partir daí comece a respeitar e amar mais o seu próximo.

Estamos sempre diante de dois caminhos:

A vida e a morte;

O amor e o ódio;

O bem e o mal, etc.

É preciso discernir e fazer uma escolha.

Mas é necessário também discernir e compreender a diferença entre lei e orientação; brincadeiras e seriedade; acolhida e exclusão; respeito e difamação; critica e agressão, etc…

Além de tantas virtudes também é missão do cristão: orar, amar, perdoar, acolher, respeitar, não julgar e harmonizar as diferenças.

Misericórdia é o amor de Deus na vida.

Assim como o Pai do Céu é misericordioso, sejamos também nós misericordiosos uns para com os outros.

Deus abençoe você e toda sua família.