O Espírito Santo sempre arrecada valores significativos para auxiliar na Evangelização das Pastorais, Movimentos, Organismos e Setores das Igrejas Particulares. Pensando nisso, o Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será o responsável por confeccionar os envelopes da Campanha da Evangelização em 2021 para distribuir nas (Arqui)Dioceses do estado.
Com o objetivo de despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades Pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil, vinculado ao pilar da Caridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE), a Campanha para a Evangelização deste ano aborda o tema “Ide, sem medo, para servir”.
A coleta para a Evangelização será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro. Despertando o compromisso evangelizador em cada fiel, a campanha destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir da DGAE.
Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário-executivo de Campanhas da CNBB, “a Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova a vida comunitária. Trata-se de mobilizar a Solidariedade na Evangelização”, afirmou. “No entanto, a Campanha para a Evangelização não se resume só à coleta de recursos: a oração, o envolvimento e o acompanhamento das iniciativas evangelizadoras da Igreja são de suma importância. É viver a alegria de ser Igreja missionária em saída, a serviço do Evangelho da vida!”, finalizou.
Cartaz, subsídio pastoral e orientações práticas
O texto-base, de 10 páginas, apresenta as orientações pastorais e teológicas da campanha, além de um conjunto de ordem prática para sua realização. Inclui ainda a oração e o hino da campanha.
O cartaz é de autoria do artista sacro Antonio Batista de Souza Júnior, natural de Angical (BA) e hoje residente em Maringá (PR). Ele conta que com base no tema Ide, sem medo, para servir, e a campanha acontece na época do Advento, propôs a presença de Maria, com o menino Jesus, com um pergaminho (evangelho) nas mãos, enviando as pessoas para a missão de evangelizar.
“O Cristo conduz, a boa nova, envia na figura de um sacerdote, de um jovem negro com cinco pães, fazendo referência ao Evangelho, e uma catequista que vai com a Palavra (Bíblia) a serviço do Palavra de Deus. Estas três pessoas buscam caracterizar a evangelização no dia a dia das paróquias e comunidades. No centro do cartaz, a estrela, a partir da qual a cruz se forma. Para que não percamos a referência a esse ícone forte do simbolismo da fé cristã”, explicou.
Baixe aqui o Texto-base da Campanha para Evangelização 2021
CNBB Nacional