Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Representando o Regional Leste 3 da CNBB, estiveram presentes no Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana na PUCRS, do dia 04 a 06 de março, Dom Andherson Franklin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória e Secretário Geral do Regional Leste 3, Pe. Cláudio Alves Moreira, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral de Vitória, Sra. Fabíola Limeira, Secretária Executiva do Departamento de Pastoral de Vitória, Sr. Giovanni Livio, Membro do “Vicariato para a Ação Social, Política e Ecumênica” e do “Fórum Igrejas e Sociedade em Ação” da Arquidiocese de Vitória e o padre Enildo Genésio de Souza, coordenador do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre (RS) e ganha relevância no contexto dos 60 anos da promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, em consonância com as diretrizes recentes do Papa Francisco sobre a importância da atuação da Igreja nas áreas urbanas.

A Igreja é convocada, pelo Papa Francisco, a estar ativa nas realidades urbanas, onde frequentemente emergem os desafios mais cruciais da sociedade atual. O congresso surge em resposta a essa convocação, buscando intensificar a reflexão teológica e melhorar as abordagens pastorais para lidar com as intricadas dinâmicas da vida nas cidades.

O congresso aprofundou ideias teóricas do Brasil e de outros países, compartilhou novas maneiras de liderar comunidades urbanas e sugeriu formas de agir nas cidades.