Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Em sintonia com os apelos do Papa Francisco, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Leste 3 e em conjunto com várias equipes e parcerias, aconteceu neste fim de semana, 02 e 03 de junho, em Ponta Formosa, o Seminário da 6ª Semana Social Brasileira, com atividades e relatos das experiências e da mobilização da Igreja do Brasil e da sociedade em torno do tema: “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.

O Evento contou com a participação de nossos Bispos: Dom Lauro Sérgio Versiani, Bispo da Diocese de Colatina e presidente do Regional Leste 3,  Dom Dario Campos e Dom Andherson Franklin da Arquidiocese de Vitória, Pe. Renato Criste Secretário Executivo do Regional Leste 3 e vários outros padres.

O evento contou também com Palestras de assessores convidados, como: Professor Ladislau Dowbor, a Secretária-Executiva da 6ª Semana Social Brasileira, Alessandra Miranda, da CNBB Nacional, teve também mesa redonda de diálogos com convidados como: Ana Paula Rocha (atua nos movimentos negro e na pastoral Operária); Clemilde Cortes Pereira (Presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT ES); Daniela meirelles (Geógrafa e educadora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional FASE); Gilmar Ferreira (Movimento Nacional dos Direitos Humanos – ES); Jerri dos Santos Oliveira ( membro da Coordenação Estadual do MST).

“Reconhecemos nós, de verdade, que as coisas não andam bem num mundo onde há tantos camponeses sem terra, tantas famílias sem teto, tantos trabalhadores sem direitos, tantas pessoas feridas na sua dignidade” (Papa Francisco)

Alessandra lembra ainda que dentro da 6ª Semana Social Brasileira (2020-2023), convocada pela Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) e mobilizada pelas Pastorais Socias e Movimentos Populares, lança o curso: “Mutirão pelo Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”.

A formação está organizada em seis módulos, os primeiros três, com o tema da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) que é “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Os módulos aprofundam as temáticas: Terra, Teto e Trabalho. Já os módulos quatro, cinco e seis foram pautados a partir dos eixos da 6ªSSB que são: Democracia, Economia e Soberania.

O curso está disponível no site da 6ª Semana Social Brasileira. Para iniciar a formação, basta clicar no link e assistir as aulas.

SEGUE ABAIXO VÁRIAS FOTOS DO EVENTO