Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB estará reunida, entre os dias 4 e 6 de dezembro, com a presença de 95 presbíteros de diversas regiões do Brasil no Seminário de Iniciação à Vida Cristã, realizado na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF). E o Regional Leste 03 está bem representado nesse encontro.

Além das ricas conferências sobre a temática da Iniciação à Vida Cristã, o evento proporciona aos participantes a oportunidade única de contribuir ativamente na construção de um subsídio destinado a orientar presbíteros por todo o Brasil.

O encontro conta com a presença de Dom Leomar Antônio Brustlin, presidente da Comissão, do Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, e dos bispos membros da Comissão: Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza e Dom Juarez de Souza da Silva.

Na abertura, Dom Leomar destacou que era uma oportunidade valiosa para todos se sentarem, refletirem e dialogarem. Enfatizou que, mais do que palestras, as breves reflexões e a participação ativa, compartilhando experiências e ideias, seriam os verdadeiros tesouros a serem levados desse encontro.

Já Dom Ricardo Hoepers ressaltou a importância do evento para sensibilizar todas as dioceses do Brasil, destacando que ser cristão é testemunhar a partir da experiência de Deus e encorajou todos a assumirem o compromisso de serem evangelizadores em suas comunidades.

Mariana Venâncio, assessora da Comissão, enfatizou que o seminário convida os presbíteros a reconhecerem a relevância de seus papéis como líderes e pastores nos processos de Iniciação à Vida Cristã, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado sobre esse processo vital.

O Subsídio: Uma Contribuição Coletiva para a Fé Cristã

Ao longo dos três dias, os participantes foram apresentados a um subsídio que servirá como guia para os presbíteros em todo o Brasil no acompanhamento da Iniciação à Vida Cristã. Mariana Venâncio explicou que durante esse período, os presbíteros foram convidados a contribuir com suas opiniões, comentários e até mesmo apresentar dúvidas ou lacunas que perceberam no material.

“A partir das valiosas contribuições recebidas nesse seminário, iremos aprimorar e complementar esse material, que será publicado em colaboração com as Edições CNBB. Nosso objetivo é que esse subsídio seja uma fonte de orientação para os presbíteros em todo o país no acompanhamento da Iniciação à Vida Cristã”, afirmou Mariana.

O material aborda os principais temas da Iniciação à Vida Cristã, incluindo leitura orante, querigma, mistagogia e o aspecto litúrgico do processo. A previsão é que seja publicado ao longo do primeiro semestre de 2024, consolidando assim as valiosas reflexões e contribuições compartilhadas durante este encontro inspirador.

Agradecemos a todos os participantes por fazerem deste seminário um espaço de aprendizado, reflexão e construção coletiva. Que as experiências compartilhadas reverberem em cada comunidade, fortalecendo o caminho da fé em todo o Brasil.