O principal pilar de sustentação e existência do ministério diaconal é a caridade e o Diácono, como resposta a esse chamado de serviço, e ordenado para esse fim, deve cuidar do próximo, assim como o bom Samaritano cuidou daquele que sofreu nas mãos dos assaltantes, conforme está escrito no Evangelho de Lucas 10, 25-37 (parábola do bom Samaritano).
Sendo humano como qualquer outra pessoa, por muitas vezes o Diácono adoece fisicamente, espiritualmente e mentalmente ou até mesmo seus familiares, especialmente a esposa, surgindo assim, a necessidade de cuidados especiais. Diante disso, a Comissão Regional dos Diáconos do regional Leste3, decidiu criar uma equipe que tem como objetivo cuidar da saúde psicológica de nossos Diáconos e seus familiares. Fazem parte dessa equipe os Psicólogos:
Diácono Miguel Jacomeli – Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES
Diácono Carlos da Silva – Arquidiocese de Vitória – ES
Diácono Jovercino Alves – Arquidiocese de Vitória – ES
Camila Stacul Rezende Moretto – Arquidiocese de Vitória – ES
Os atendimentos serão de forma presencial ou videoconferência. Transtornos, medos, fobias, ansiedade, depressão e outras doenças psicológicas, deverão ser tratadas através de terapias, que visam atingir não somente o sintoma, mas a origem ou causa. Sabemos que a equipe ainda é pequena, mas todos temos convicção de que podem ajudar e serem referências para que outros, Diáconos ou leigos, os ajudem nessa missão de cuidar de nossos Diáconos e suas famílias, cuidando assim da Igreja.
Além do presidente e o assessor de comunicação do Regional Leste3, Diáconos Marcos Rezende e Jose Adilson Soares, participou também dessa reunião, o Diácono Francisco Pontes, presidente da Comissão Nacional dos Diáconos-CND, dando sua contribuição e pedindo que fosse aberto por essa equipe de ajuda, um canal que pudesse contribuir, mesmo que seja pouco, com uma ajuda ao Diáconos em todo território nacional.
Terminamos nossa reunião com uma oração pedindo ao senhor que nos ajude mandando mais operários para vossa messe, especialmente nesta missão, e que temos a certeza que Ele, o Senhor de nossas vidas, nunca nos desampare.
Obs.: O Diácono que necessitar de atendimento deve procurar o coordenador da Comissão dos Diáconos de sua Diocese ou Arquidiocese.
São Lourenço, rogai por nos.
Nossa Senhora da Penha, rogai por nós.
Diác. Jose Adilson Soares – Assessor de comunicação do CRD Regional Leste 3