Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na preparação para o Sínodo 2023, está em curso o processo de escuta nas dioceses de todo o mundo. Para ajudar na compreensão dessa etapa de consulta ao Povo de Deus, foram oferecidas duas apresentações de slides com trechos dos documentos do Sínodo, além de reflexões e indicações de outras fontes para aprofundamento a respeito dessa caminhada sinodal.

A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe Nacional de Animação do Sínodo, Mariana Aparecida Venâncio, disponibilizou o material que tem sido utilizado em formações ministradas por ela sobre o Sínodo 2021-2023.

Introdução Geral

O primeiro arquivo é uma “Introdução Geral” sobre o Sínodo cuja temática é a sinodalidade. O documento situa o processo proposto pelo Papa Francisco como “um dom e uma tarefa” para a Igreja: “caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão”.

Na apresentação, são listados os objetivos, as fases e datas do processo e são dadas indicações de materiais importantes para quem vai animar nas dioceses a caminhada do Sínodo. Também são oferecidos trechos de documentos e de reflexões sobre a sinodalidade com os respectivos links para o material completo.

BAIXE AQUI A APRESENTAÇÃO DE SLIDES “INTRODUÇÃO GERAL SÍNODO 2021-2023”

Fase de Escuta diocesana

O segundo arquivo trata da fase de escuta diocesana, ocasião na qual a intenção é “valorizar as experiências de escuta que acontecerão ao longo do Processo”. A motivação é “conscientizar os envolvidos nas escutas de que a conversão que o Sínodo possibilita não dependerá de um documento final, mas acontecerá já desde as assembleias locais”.

No documento, estão resumidas a interrogação fundamental da fase de escuta; o que pode ser refletido para indicar as respostas; e os três níveis da reflexão sobre a identidade sinodal da Igreja (estilo, estruturas, processos).

O material também oferece uma reflexão sobre a sinodalidade tendo em vista a vida interna das Igrejas particulares e o modo como o povo de Deus caminha em conjunto com toda a família humana.

Há ainda um exemplo de roteiro para a organização das escutas nas dioceses e um resumo dos núcleos temáticos indicados pela Secretaria do Sínodo com o objetivo de “ajudar a fazer emergir as experiências e a contribuir de maneira mais rica para a consulta”.

BAIXE AQUI A APRESENTAÇÃO DE SLIDES “FASE DE ESCUTA DIOCESANA”