Pela primeira vez em nossa história, todo o Povo de Deus participará diretamente de um sínodo. Isso mesmo, todos nós! Esta ação participativa é desejo do Papa Francisco. Ele nos convoca a caminhar juntos rumo ao Sínodo em 2023. É preciso que a Igreja inteira se interrogue sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” (Sínodo 2023, Documento preparatório).
VOCÊ SABE O QUE É UM SÍNODO? Assista o vídeo abaixo
O QUE É SÍNODO?
A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego – sýnodos – e quer dizer “caminhar juntos”. O Sínodo dos Bispos foi instituído pelo Papa São Paulo VI em 1965, antes do encerramento do Concílio Vaticano II. Composto por bispos nomeados, o Sínodo é convocado pelo Papa a cada três anos e é ele próprio quem indica o tema a ser refletido. O tema escolhido foi: Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão. A diferença neste Sínodo é que o Papa deseja que todos participem do processo sinodal, escutando-nos uns aos outros, aperfeiçoando o nosso jeito de “caminhar juntos”, para melhorar nossa missão nesta Igreja diocesana.
O QUE É UMA IGREJA SINODAL?
O Concílio Vaticano II recuperou a compreensão da Igreja como Povo de Deus composta por todos os batizados, homens e mulheres de boa vontade que se colocam a caminho no anúncio da pessoa de Jesus e de seu projeto. Somos “pedras vivas” (1Pd 2,5) pela fé e pela graça de Deus! Agora, estamos sendo chamados a “caminhar juntos”, testemunhando a alegria da salvação, a experiência do amor de Deus que nos torna seus filhos e filhas. É o amor de Deus que nos desafia a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs, seja na vida em sociedade seja em comunidades de fé e partilha de vida. Caminhar juntos é a essência da sinodalidade, pois ninguém pode ficar de fora, se excluir ou ser excluído, dessa caminhada de fé e compromisso com o Reino de Deus.
O Concílio (1962-1965) percebeu com clareza que o melhor jeito de ser e de caminhar, para bem cumprir a sua missão, é o “jeito sinodal”. Não se trata de tarefa fácil, exige muita preparação e profunda conversão de todos ao projeto de Deus. Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos.
Sínodo 2021-2023
Toda a Igreja está convocada pelo Papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”
Sinodalidade
Sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua a “caminhar juntos” como irmãos e irmãs que somos. É um jeito de ser Igreja pelo qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão. Não se trata mais de estar uns sobre outros, mas de nos colocarmos entre iguais para juntos fazermos a experiência de fé, frente aos desafios internos e externos que se apresentam em nosso dia a dia.
ASSISTA A LIVE DE FORMAÇÃO PARA SINODO 2023
LIVE DE FORMAÇÃO
“Caminhemos juntos. Avancemos para águas mais profundas. Em comunhão, pela participação, em missão.”
DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO
Presidente da CNBB
OUTROS VÍDEOS
Mais informações no Site da CNBB – https://www.cnbb.org.br/sinodo2023/