Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entre os dias, 23 e 25 de fevereiro, no Centro Diocesano João XXIII., a Pastoral da Pessoa Idosa  do Regional Leste 3 realizou mais uma capacitação de novos  líderes,  na diocese de São Mateus/ES.

As facilitadoras enviadas pela Arquidiocese de Vitória: Adriana Nunes Oliveira Pinto e Maria Angélica Lamberti Gavazza, abordaram as etapas que compõem o Guia do Líder da PPI, dentro da metodologia da pastoral :Ver, Julgar/Iluminar, Agir, Avaliar/ Celebrar.

30 participantes vindos das várias Foranias, Paroquias e Comunidades, entre coordenadores paroquiais e novos líderes.  

Forania  Praiana – Conceição da Barra, Jaguaré, Água Limpa, São mateus e Guriri

Forania  Capixaba  – São Gabriel  da palha, Vila  Valério e Aguia Branca

Forania  Mineira – Ecoporanga

Forania  Baiana – Boa Esperança

Os voluntários tiveram o primeiro contato com o aplicativo SIGPPI e ainda com a presença da coordenadora diocesana da PPI Maria Liédima Aires Santos, que abordou o planejamento das ações da PPI na diocese.

Na capacitação, o líder voluntário recebe orientação, sobre como fazer uma visita domiciliar, sobre cada indicador do acompanhamento às pessoas idosas, sobre vários temas que estão implicados em cada indicador do acompanhamento.

O ambiente acolhedor do Centro Diocesano João XXIII (CEDI) que hospedou os participantes, favoreceu ao aprendizado de todo o conteúdo programático, através da utilização dos equipamentos e espaços. Nosso agradecimento a diocese de São Mateus e a equipe do CEDI.

Um dos momentos marcantes da capacitação, foi a participação da Santa Missa na Catedral de São Mateus, com a saudação afetuosa do Pe. Edivaldo e o envio dos participantes para suas paróquias. O próximo passo será a formação de facilitadores na própria diocese, para a implantação da PPI nas demais paróquias.

Um trabalho realizado para promover a dignidade da pessoa idosa, de forma que tenha acesso aos seus direitos e seja valorizada.  São 19 anos atuando na área do envelhecimento, agregando conhecimento e compartilhando experiência.

SEJA UM LÍDER DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA!