No último sábado (27/07), realizou-se a Assembleia de Constituição do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Espírito Santo (CONIC-ES). O encontro ocorreu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) de Colatina (ES) e contou com a presença de 25 lideres religiosos, entre eles, católicos, luteranos e evangélicos e suas representações. No encontro, um novo Estatuto foi aprovado, baseado no modelo do CONIC Nacional e adaptado às especificidades do contexto regional.
A Assembleia teve o objetivo de fortalecer o testemunho ecumênico das Igrejas, fomentar o diálogo interreligioso, promover a interlocução com organizações da sociedade civil e governo para incidência pública em favor de políticas que promovam a justiça, a paz e a integridade da criação.
O encontrou teve início com a apresentação histórica das atividades e ações dos últimos 30 anos de ecumenismo no Estado. Em seguida, aprovou-se o Estatuto de Constituição do CONIC-ES e a constituição da Diretoria e do Conselho Fiscal. Assim sendo, a diretoria do CONIC Regional ES tem em sua composição representantes da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).
A aprovação do novo Estatuto e a eleição da nova Diretoria marcam um passo significativo para o CONIC-ES, fortalecendo a estrutura organizacional e promovendo um alinhamento mais estreito com os princípios e diretrizes do CONIC Nacional, enquanto atende às necessidades e particularidades locais.
Com a nova Diretoria e o Estatuto revisado, o CONIC-ES está preparado para continuar sua missão de promover o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
CONHEÇA A PRESIDÊNCIA DO CONIC-ES
A nova Diretoria, eleita durante a Assembleia, ficou assim composta:
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ 2024
Após a proclamação da Palavra de Deus do livro de Efésios (4,1-6), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina, conduziu o momento da partilha da palavra. “A unidade cristã, é antes de tudo dom do Espírito Santo. Nós não somos capazes de pelo nosso esforço simplesmente de promover, de criar a unidade. Ela é dom de Deus, do Espírito Santo”, disse Dom Lauro. “Nós que estamos aqui estamos dando a Deus uma alegria. Ele está olhando para nós como seus filhos amados reunidos em oração, como irmãos e irmãs. Ele nos alegra, nos consola, mas nós também podemos dar alegria a Deus”, destacou.

