Aconteceu em Vitória, capital do Espírito Santo, nos dias 17 e 18 de agosto uma formação para agentes da Pastoral da Sobriedade das quatro dioceses do Leste 3 (Vitória, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus), que pretendem ser formadores de novos agentes.

Fomos acariciados com a presença do Coordenador Regional da Ação Socitransformadora Marco Romanha e de Dom Andherson, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, que exaltou a importância do trabalho da Pastoral da Sobriedade junto aos mais necessitados.

Denise Ribeiro – Coordenadora Nacional da Pastoral que veio de Volta Redonda (RJ) e Malena Andrade Silva– da Equipe Nacional de Formadores, de  Blumenau (SC) nos brindaram com sua simpatia e conhecimento durante o curso. Falaram das características de um multiplicador, de suas responsabilidades e principalmente da interlocução que deve haver.

O ponto alto desta formação foi o esclarecimento sobre a Comunicação Assertiva:  o formador deve passar as informações de maneira clara e precisa, mostrando  objetividade e convicção sobre o que fala, mantendo contato visual com o interlocutor, voz segura e pausada, sempre usando palavras positivas.

Como estratégia, deve começar com uma informação impactante, uma história intrigante ou uma estatística surpreendente que desperte o interesse da plateia; demonstrar entusiasmo e dinamismo, responder as perguntas, dando atenção às preocupações de cada um. Terminar com um resumo do que foi falado e uma mensagem positiva.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização destes momentos de convivência e crescimento.