Ao findar do ano, uma notícia enche de alegria a Igreja local da Arquidiocese de Vitória. O Papa Francisco aceita a renúncia de Dom Dario Campos como arcebispo e nomeia Dom Ângelo Ademir Mezzari na mesma função. Esse fato ocorre no momento especial e muito elevado da abertura do Ano Jubilar que nos coloca como Povo de Deus no caminho da esperança. Dois peregrinos agora nos enchem de alegria e nosso coração agradecido a Deus celebra a Ação de Graças.

Em primeiro lugar, nossos olhos elevam-se aos céus em agradecimento pelo serviço apostólico de Dom Dario Campos, que ao longo de todos esses anos nos brindou sempre com o sorriso no rosto, a voz serena e o olhar compadecido e amoroso de um pai. Nunca em seu semblante sentimos um segundo de preocupação ou tristeza. Sempre confiança! Sempre esperançoso! Como foi bom sentir sua disposição de escuta como nos pede a Igreja nesses tempos sinodais! Nem sempre quando nos colocamos a escutar vamos encontrar coisas boas, mas Dom Dario, paciente e amoroso, nos fazia olhar para frente.

Com ele à frente a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil organizou o Regional Leste 3 envolvendo as Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus. E nessa caminhada com os demais bispos, esse Regional passou a integrar como Referenciais Episcopais padres, leigos e leigas, sob a orientação de um Bispo. E assim fomos construindo horizontes novos de uma Igreja Sinodal.

Queremos também destacar sua capacidade de trazer como Bispo Auxiliar, Dom Andherson Franklin. Foi muito bonito ver nesse tempo como nos parecia ter dois Bispos numa mesma pessoa. Dom Dario nos mostrou como o caminho sinodal acontece primeiramente no seio apostólico, dos sucessores dos apóstolos. A Dom Andherson nosso agradecimento pelo testemunho em sua primeira experiência apostólica, ordenado bispo. Confessamos que aprendemos muito com esse espírito de convivência fraterna entre Dom Dario e Dom Andherson.

Hoje o nosso mais sincero agradecimento a Deus por seu apostolado entre nós. E, se nos permite ainda pedir, FICA CONOSCO! Não vai embora não! Queremos tê-lo sempre por perto. Assim, iremos sentir no dia a dia o seu sorriso, seu olhar confiante e amoroso de um pai que ama seus filhos, um pastor que cuida de suas ovelhas mesmo que de longe. Temos certeza que se alguma delas se desgarrar, o senhor deixará seu lugar de descanso e irá em busca dessa ovelha perdida. Então, Dom Dario, faça dessa Igreja local sua casa, onde possamos nos alegrar com sua presença e nos fortalecer com seu testemunho de fé.

A renúncia de Dom Dario, aceita pelo Papa Francisco, agora nos faz olhar para frente. Dom Ângelo Ademir Mezzari está vindo com passos apressados, pois sabe que o Povo de Deus aqui presente nessa Arquidiocese o espera ardentemente. Os mesmos braços abertos que abraçam Dom Dario na despedida, agora abraçam Dom Ângelo em sua chegada. Queremos que o senhor encontre aqui sua nova casa, que seja bem acolhido.

– Sabe, Dom Ângelo, Dom Dario há tempo nos tinha falado que estava renunciando e logo nossos corações passaram para o sentimento da espera. Como o senhor foi esperado! Como sua chega foi muito querida!

Nossa disposição continua a mesma. Caminhar juntos como Povo de Deus. Em comunhão sempre e com muita disposição de servir. Queremos beber também do seu carisma da congregação rogacionista, pois foi como Jesus nos ensinou em Lucas 10, 2 e Mateus 9, 38: “Rogai, pois ao Senhor da messe que envie operários para sua messe”. Os desafios atuais são cada vez maiores. A messe não é grande apenas em dimensão geográfica, mas grande em sua complexidade. Por isso, rezamos para novas vocações como ministros ordenados e também como batizados, leigos e leigos.

– Sabe, Dom Ângelo, precisamos que nos ensine a rezar. Muitas vezes, só pedimos ao Senhor da messe para nos socorrer em nossas dificuldades pessoais. Queremos aumentar nossa fé com uma oração que nos ponha de fato numa Igreja em saída missionária, em comunhão e participação.

– Por fim, Dom Ângelo, queremos agradecer pelo seu “SIM”. Desde agora nossas orações não apenas durante a celebração da Eucaristia, mas em nosso recanto, em nossos corações, para que o Senhor lhe dê forças e ilumine seu pastoreio. FICA CONOSCO! Aos moldes dos discípulos de Emaus. SEJA BENVINDO!

Edebrande Cavalieri