Três egressos da Escola de Fé e Política Dom Silvestre Scandian da Arquidiocese de Vitória estão em Brasília, para participar do 1⁰ módulo do Curso Nacional de Formação Política para Cristãos. Hildo Santos e Cíntia Costa (turma 2) e o seminarista Jeferson Aurich Schneider (turma 3) participam da formação oferecida pelo CEFEP (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara) em parceria com a PUC Rio. O CEFEP é um serviço de formação política cristã mantido pela CNBB sob a coordenação da Comissão Episcopal para o Laicato. Outro capixaba que participa do curso, porém como professor formador, é Maurício Abdalla, coordenador pedagógico da Escola de Fé e Política da AVES, assessor da CNBB e professor da UFES.

O Pe. Vítor César Zille Noronha, coordenador da Escola de Fé e Política arquidiocesana, essa experiência é de grande importância no processo formativo do seminarista e leigos: “ficamos felizes porque são três ex-alunos da nossa Escola de Fé e Política que decidiram continuar os estudos, agora em nível de pós-graduação. Trata-se de um conhecimento pastoral e acadêmico que será muito útil quando colocado à serviço das nossas pastorais sociais e demais iniciativas sociotransformadoras”.

O curso se caracteriza como uma especialização e é ofertado na modalidade híbrida (módulos presenciais, à distância e seminários regionais), com carga horária total de 360 horas, que incluem a elaboração de um trabalho de conclusão (TCC). O primeiro módulo é presencial, com aulas todos os dias entre 08 e 21 horas – com pausas apenas para almoço, jantar e lanche. No último domingo (26/1), os alunos tiveram uma parte da tarde livre e os capixabas promoveram uma atividade cultural: reuniram um grupo de colegas do curso para assistir ao filme “Ainda estou aqui” que representa o Brasil no Oscar 2025.

O módulo inicial do curso do CEFEP é constituído por disciplinas ligadas à Filosofia, História, Sociologia e Doutrina Social da Igreja, além de oficinas sobre temas como organização das pastorais sociais e comunicação. A metodologia do curso prioriza a construção coletiva tendo cada participante como sujeito no processo de formação e na construção do saber em todos os níveis.

O seminarista Jeferson Aurich Schneider diz que está feliz e animado com essa nova oportunidade. Acredito que a experiência proposta pela Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória, poderá enriquecer muito minha vida e vocação”. Já Cíntia Costa nota a chance de “entrar em contato com pessoas de todas as regiões do Brasil, oriundas das mais diversas realidades socioeconômicas e geográficas. O que une essas pessoas é a participação em movimentos sociais, em especial nas pastorais sociais, orientadas pela sua fé cristã.” A leiga ressalta que as aulas do curso são ministradas por “professores/as, pesquisadores/as e outros intelectuais importantes na formação do pensamento católico brasileiro contemporâneo, que constituem o grupo de assessores da CNBB”. Para Hildo Santos, “a experiência de participar no Curso de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória trouxe um aprendizado enorme para minha militância política e social. A participação no curso do CEFEP só engrandece esse aprendizado”.

Além das aulas, os participantes da formação do CEFEP participam diariamente de místicas e momentos de oração. A missa de abertura do curso (24 de janeiro) foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e concelebrada por Pe. Ernanne Pinheiro, fundador e primeiro Secretário Executivo do CEFEP, Pe. Renan Brito Silva (Diocese de Guaxupé/MG), Pe. Marcos Paulo Talon de Oliveira (Arquidiocese do Rio de Janeiro) e assistência do Seminarista Jeferson Schneider da Arquidiocese de Vitória, e participação dos cursistas, vindos de todo o País.

Segundo Odete Mioto, uma das coordenadoras do CEFEP, a formação chega à sua 10ª edição, com o objetivo de formar cristãos e cristãs para a missão política, favorecendo a eles a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo da política, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

O seminarista Jeferson Schneider viajou para Brasília com o suporte da Arquidiocese de Vitória e das comunidades da área pastoral Domingos Martins onde participou de missões nos últimos meses. Jeferson percebe esse apoio como um reflexo do compromisso da Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória em formar missionários que, além de aprofundarem seus estudos, vivenciem na prática os desafios do discipulado e do anúncio do Evangelho. O seminarista lembrou que “enquanto nos despedimos de nossas comunidades de origem, levamos conosco as orações e o carinho de todos os irmãos, rumo a Brasília, como ‘Peregrinos de Esperança’, onde o chamado missionário nos aguarda.