No último fim de semana, o Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS), em Ibiraçu/ES, acolheu uma verdadeira experiência de sinodalidade com a realização da 2ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Leste 3 e da 4ª Assembleia Regional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC). A 2a Assembleia Geral Ordinária do CNLB- Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Leste 3, reuniu cristãos leigos e leigas das dioceses de Colatina, São Mateus, Cachoeiro e da Arquidiocese de Vitória, reafirmando a comunhão e a corresponsabilidade na missão na Igreja e na sociedade.
Hove uma importante abertura e reciprocidade entre as coordenações dos dois seguimentos, promovendo um momento de acolhida e partilha entre os participantes. Durante as assembleias, foram debatidos temas centrais para a atuação do laicato na evangelização e no fortalecimento das comunidades eclesiais de Base, jeito particular da igreja local. A vivência sinodal foi evidenciada na troca de experiências e no discernimento conjunto sobre os desafios e perspectivas para o futuro.
“Estive presente como Referencial da Comissão do Laicato do Regional Leste 3 da CNBB e pude sentir a calorosa acolhida do coordenador regional do MCC, Clébio, bem como de todos os participantes da assembleia. Foi uma oportunidade ímpar para fortalecer laços e partilhar a caminhada do laicato na região”, comentou Tarcísio Bobbio Referencial da Comisssão do Laicato do Regional Leste 3 da CNBB.
Além das atividades formativas e espirituais, foi divulgada a Romaria do Laicato à Aparecida/SP, que acontecerá em junho, como parte das comemorações do Jubileu de 50 anos do CNLB. O ícone jubilar, que representa essa celebração, foi apresentado e seguirá em peregrinação pelas arqui/dioceses do Espírito Santo, convidando cada vez mais fiéis a se unirem nesse momento especial de fé e comunhão.
Marcando o encerramento das atividades, aconteceu a Missa de Envio reunindo todos os participantes, simbolizando o compromisso renovado com a caminhada de fé e serviço. A celebração fortaleceu e reforçou a unidade na missão evangelizadora da Igreja no Espírito Santo.