Neste domingo, 62º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a Arquidiocese de Vitória celebrou com alegria e esperança o Jubileu Vocacional, dentro do contexto do Ano Jubilar. Presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas e leigos e leigas se reuniram para celebrar a beleza e a diversidade das vocações na Igreja.
A programação teve início com a peregrinação jubilar até a Catedral de Vitória, com procissão presidida pelo Pe. Márcio Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara – Vitória, e referencial do Serviço de Animação Vocacional (SAV) em nosso regional.
Logo após a peregrinação, foi celebrada a Santa Missa do IV Domingo da Páscoa, conhecida como o “Domingo do Bom Pastor”. A Eucaristia foi presidida por nosso arcebispo, Dom Angelo Mezzari, RCJ, e contou com a presença de diversas comunidades, pastorais, congregações e famílias que se unem em oração pelas vocações.
Ao final da celebração, aconteceu um momento marcante: o envio dos missionários que atuarão no projeto do barco hospital Laguna Negra, na Prelazia de Lábrea (AM), Igreja Irmã da Arquidiocese de Vitória. Entre os missionários enviados estão leigos e leigas da área da saúde, que levarão cuidado e dignidade às populações ribeirinhas.
Também foram enviados os seminaristas Arthur Varanda e Jardel Martins, ambos na etapa da configuração no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha. Eles acompanharão parte da missão, oferecendo uma presença fraterna de fé, escuta e esperança, em comunhão com os profissionais da saúde e a Igreja de Lábrea.
Este dia foi um verdadeiro testemunho da ação do Espírito Santo, que continua a chamar e enviar homens e mulheres para servir com alegria e generosidade. Que o Senhor da messe continue a suscitar muitas vocações em nossa Igreja!










