A Assembleia Legislativa do Espírito Santo recebeu, na última quarta-feira, 16 de julho, uma audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada estadual Camila Valadão (PSOL). A Pastoral Carcerária do Regional Leste 3 da CNBB marcou presença significativa, levando contribuições sobre a realidade do sistema prisional no Estado.
Também participaram da mesa a deputada Iriny Lopes (PT), vice-presidenta da Comissão, a presidenta do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Galdene Santos, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Com forte representatividade, os agentes da Pastoral Carcerária demonstraram envolvimento e conhecimento das dificuldades enfrentadas nas unidades prisionais. Maria de Fátima Castelan, Nely Rangel Varanda, Gilmar Ferreira de Oliveira e Flavio Rebuzzi trouxeram reflexões e propostas para aprimorar o plano de ação do sistema prisional, defendendo mais transparência e a participação efetiva da sociedade civil em sua elaboração, fiscalização e execução.
A ação da Pastoral Carcerária é parte importante de uma luta coletiva de diversos grupos da sociedade civil, na denúncia de violações de Direitos Humanos no sistema prisional, reafirmando seu compromisso com o desencarceramento e um mundo sem prisões.




