Na celebração de 25 anos de episcopado, dom Dario Campos, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, encontrou-se com o povo, padres e bispos da Arquidiocese e alguns convidados, na Catedral de Vitória para uma missa que ele mesmo presidiu. O encontro foi de alegria, emoção e algumas lembranças do jeito espontâneo de nosso Arcebispo Emérito celebrar.

Pe. Diego Carvalho, representante dos presbíteros agradeceu “por todo o bem que dom Dario fez por onde passou”. Um representante dos seminaristas repetiu expressões características de dom Dario nas cerimônias como, “corações ao alto” e “acabou”, ditas no jeito simples e espontâneo de dom Dario se comunicar e que marcaram seu pastoreio na Arquidiocese. Dom Ângelo disse a dom Dario que ele continua fazendo parte desta Igreja e acrescentou que celebrar com ele é um jeito de expressar seu afeto.

Dom Andherson Franklin fez a homilia e começou lembrando a história de dom Dario como bispo em Minas Gerais e Espírito Santo e falou sobre o lema episcopal: “Em tuas mãos”, uma frase do salmo 30. Na sequência falou sobre o salmo e relacionou o jeito de viver de dom Dario com o versículo entoar um canto novo.
Ao final da cerimônia dom Dario agradeceu a presença de todos e em tom emocionado lembrou de quando recebeu a nomeação para bispo, a frase bíblica que adotou como lema e disse: “Contemplo a história, recordo os desafios, escolhas e decisões e percebo como tudo é graça e força do amor divino. Em Vitória consagrei os últimos anos de serviço episcopal. Hoje recolhi esses pedaços e depositei no altar”. Depois terminou parafraseando São Francisco de Assis: “É tempo de começar de novo porque até agora pouco ou nada fizemos. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”!

Continuemos rezando por nosso arcebispo emérito, que sendo franciscano, decidiu voltar a viver na fraternidade em Belo Horizonte.

Matéria: Arquidiocese de Vitória