Nos dias 26 a 28 de setembro de 2025, a Paróquia São Daniel Comboni, em Guriri, Diocese de São Mateus, tornou-se a casa de acolhida da 40ª edição do Encontro de Seminaristas do Espírito Santo (ESES). O evento reuniu 64 seminaristas das quatro dioceses capixabas – Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e a Arquidiocese de Vitória em um clima de fraternidade, espiritualidade e partilha.
O encontro, realizado de forma itinerante, é um marco importante no calendário vocacional do estado. Mais do que uma simples encontro, o ESES é um tempo de convivência fraterna e de fortalecimento da caminhada vocacional, em que os futuros presbíteros são convidados a aprofundar o discernimento e a reforçar os laços de unidade entre as dioceses.
A abertura foi marcada por um momento de profunda emoção com a Santa Missa de abertura e ação de graças, presidida por Dom Edivalter Andrade, atual bispo da Diocese de Parnaíba (PI). Recordado como um dos idealizadores das primeiras edições do encontro, há quatro décadas, Dom Edivalter destacou em sua homilia a importância da perseverança e da comunhão no caminho vocacional.
Um dos símbolos mais fortes do encontro foi a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, trazida do Convento da Penha especialmente para a abertura. Padroeira do Espírito Santo e sinal de unidade do Regional Leste 3, a Virgem da Penha recordou a todos os seminaristas que a missão vocacional se fortalece sob o olhar materno de Maria.
Celebrar 40 anos de história significa também renovar a missão. Ao longo dessas quatro décadas, o ESES tem sido espaço de oração, amizade e formação, onde inúmeros jovens foram fortalecidos em sua vocação e hoje servem como sacerdotes nas dioceses do Estado.
Entre momentos de espiritualidade, convivência e formação, os seminaristas reafirmaram a importância do encontro como instrumento de crescimento humano, vocacional e eclesial, que anima e fortalece a esperança da Igreja capixaba.
“O ESES é sinal de que nossa Igreja no Espírito Santo caminha unida e confiante na ação do Espírito Santo, que continua chamando e enviando operários para a messe do Senhor”, destacou um dos organizadores.
Assim, a 40ª edição do ESES não foi apenas uma celebração do passado, mas também um olhar confiante para o futuro, renovando a alegria e a responsabilidade de cada vocacionado em ser presença viva do Evangelho no mundo.