Durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 19 catequistas brasileiros foram agraciados com o ministério instituído pelo Papa Francisco. Essa iniciativa marca um importante passo na valorização e reconhecimento do papel dos catequistas dentro da Igreja Católica.

Em 2021, o Papa Francisco publicou o Motu Próprio Antiguum Ministerium, estabelecendo o ministério do Catequista. Desde então, a CNBB vem trabalhando para definir os critérios para a concessão desse ministério. O grupo de reflexão da CNBB tem se dedicado a pensar em critérios e itinerários formativos, visando definir quem pode ser instituído e quais os caminhos para a formação dos catequistas.

Dos 19 catequistas que receberam o ministério durante a Assembleia Geral da CNBB, um  foi do regional Leste 3, composto pelas Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus e a Arquidiocese de Vitória. Maria de Lourdes Fiorido, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), recebeu o ministério em nome do regional.