Aconteceu entre os dias 27 a 29 de setembro, o 1° Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Inspirados pelo tema “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete (Mt 22,9)”. O local escolhido para sediar o encontro foi o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no centro de eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. O Congresso, organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), contou com a participação de bispos da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, presidida por Dom Maurício Silva Jardim, o qual esteve presente, dentre outros padres, religiosos e religiosas.
Do Estado do Espírito Santo, participaram Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim e vice-presidente do Regional Leste III; Pe. João Batista Vieira e Diác. Daniel de Souza Bergamin, ambos da Diocese de São Mateus; as religiosas Ir. Marlene Silveira Alves e Ir. Marcia Correa da Silva, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e Arquidiocese de Vitória, respectivamente; e 36 membros da IAM, entre eles assessores, adolescentes, crianças e coordenadores de grupo, das 4 dioceses que compõem o Regional.
No Congresso, foi refletido sobre o protagonismo das crianças e adolescentes: são elas que assumem os trabalhos como sujeitos da missão. A obra da IAM, criada há 181 anos, se torna cada vez mais importante para o despertar missionário desde a tenra idade. O amadurecimento na fé é fruto de uma caminhada sólida de evangelização, tendo nos encontros semanais da IAM a vivência e a partilha das práticas de amor e solidariedade.
Durante o encerramento do 1° Congresso, a diretora das Pontifícias Obras Missionárias, Ir. Regina da Costa Pedro, anunciou que a partir do ano de 2025, Pe. Vagner Alves será o novo Secretário Nacional da IAM. Até então quem estava à frente da IAM era Irmã Antônia Vânia de Sousa, ela exerceu esta missão nos últimos 4 anos.








