Iniciou-se ontem à noite, dia 6 de maio 2024, a formação permanente do clero do Regional Leste 3, com o tema “60 anos do Concílio Vaticano II: Presbíteros – Testemunhas da Esperança” e o lema “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12), o encontro visa reavivar a chama da caridade pastoral nos sacerdotes, garantindo sua fidelidade ao ministério.

A formação permanente é vista como uma expressão da contínua conversão, essencial para alimentar a “chama” que dá luz e calor ao exercício do ministério sacerdotal. Segundo a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (80-81), esse caminho de renovação constante visa reavivar o dom recebido com a Ordenação.

A Formação conta com a participação dos assessores:

  • Frei Luís Felipe Carneiro Marques, Doutor em Teologia Sacramentária pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, e assessor da CNBB na comissão de liturgia.
  • Padre Jean Richard Lopes, Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Tânia Maria Silveira, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mestrado em Política Social (UFES). Tânia é especialista em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica de Lyon (França) e bacharel em Serviço Social pela Faculdade Salesiana de Vitória (UniSales). Com vasta experiência em educação superior, assessoria parlamentar e consultoria em planejamento e gestão, Tânia também tem uma longa trajetória em organizações não governamentais, movimentos sociais e conselhos de direitos, tendo atuado no Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e assessorado o Departamento Pastoral da Arquidiocese de Vitória (AVES).

Que seja um tempo de reflexão e renovação espiritual para os presbíteros, fortalecendo sua missão como testemunhas da esperança em um mundo cada vez mais necessitado de luz e orientação.