Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No dia 21 de setembro, a Diocese de São Mateus celebrou seu padroeiro, o Glorioso São Mateus. Neste dia foram celebradas duas missas na Catedral diocesana, sendo a primeira, pela manhã, presidida pelo padre André Masarim, reitor do Seminário Maior São Mateus, e foi animada pelos seminaristas de nossa diocese.

A Solenidade de São Mateus aconteceu na parte da tarde e foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, concelebrada por Dom Aldo Gerna, nosso bispo emérito; Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória; Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina; Dom Geraldo Lyrio Rocha, bispo emérito da Diocese de Mariana; pelo clero de nossa diocese e de outras dioceses do Regional Leste 3.

Na celebração estiveram presentes também diversas religiosas e religiosos, seminaristas, autoridades e milhares de fiéis, vindos várias partes da diocese. contou com a presença de milhares de fiéis, vindos de várias partes da diocese, sendo animada pelas paróquias da forania mineira.

Durante sua homilia, Dom Paulo lembrou que Jesus aceita Mateus não depois que ele se converteu e se esforçou para ser bom, mas, Jesus aceita Mateus enquanto ele ainda era pecador: “A lei pune o pecado e condena o pecador, enquanto Jesus perdoa o pecado e acolhe o pecador.” E complementa: “Irmãos e irmãs, Deus não é lei, Deus é amor. Deus não é punição, mas, perdão. Deus não é castigo, mas, remédio. Deus é amor, tudo é graça, e Jesus é a planificação dessa graça e desse amor. É mais difícil para Jesus converter um justo, que se considera santo, do que converter um pecador.”

Após a Santa Missa, centenas de fieis saíram em procissão pelas ruas da cidade de São Mateus, com a imagem do santo padroeiro, acompanhados por Dom Paulo e os seminaristas de nossa diocese.

NOVENA

Do dia 12 ao dia 20 de setembro, aconteceu a Novena na Catedral de São Mateus, com a Santa Missa às 19h, e contou com a participação de vários padres de nossa diocese, sendo animada pelas comunidades da Paróquia Catedral, e participação de muitos fiéis. O tema da novena 2022 foi “Por uma igreja sinodal – comunhão, participação e missão: caminhando com as prioridades diocesanas”.

No sábado, dia 17 de setembro, aconteceu a Romaria das Famílias, que saiu da Igrejinha de Guriri e seguiu até a Catedral. No dia 18, domingo, aconteceu a Romaria Vocacional Diocesana dos Coroinhas e Cerimoniários, com a participação de mais de 1200 pessoas das mais diversas paróquias de nossa Diocese.

Você encontra as fotos das festividades de São Mateus na Página da Paróquia Catedral de São Mateus e na Página da Diocese de São Mateus.